Presidenciais 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

JPAI apela a juventude para abraçar a candidatura de José Maria Neves à Presidência da República 29 Junho 2021

O líder da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) apela aos jovens cabo-verdianos para abraçarem a candidatura de José Maria Neves à Presidência da República de Cabo Verde nas eleições de outubro deste ano. Para Fidel Cardoso de Pina, "JMN é um homem em quem os jovens podem confiar e apostar".

JPAI apela a juventude para abraçar a candidatura de José Maria Neves à Presidência da República

"O seu percurso mostra uma grande sensibilidade em relação à juventude. Como milhares de jovens cabo-verdianos do campo e da cidade, viveu uma infância dura, de dificuldades e sacrifícios. Criado por uma abnegada mãe solteira que lhe incutiu princípios e valores morais, cardinais, que foram fundamentais na construção do seu carácter e perfil de cidadão e político: a honestidade, a honorabilidade no respeito pela palavra dada, o valor do trabalho como dignificação do ser humano e sustento de si e da família, o amor à terra, a solidariedade sobretudo com os mais desprotegidos, e um profundo sentido de justiça", revela o presidente da JPAI,

Fidel Cardoso de Pina fez questão de realçar que Cabo Verde precisa de um presidente como JMN, de uma nova geração de políticos, moderno, com visão e imbuído de uma profunda cultura democrática e um Presidente que pode fazer diferente e projetar Cabo Verde.

"Desde criança sempre ajudou a sua mãe nas tarefas domésticas e na sua atividade laboral. (Sua mãe era uma conhecida produtora de doces tradicionais que vendia no mercado da Assomada, o que lhe permitia sustentar e criar os seus filhos)", destaca.

JMN e percurso

Segundo o líder da JPAI, JMN, dono de uma reconhecida inteligência, empenhou-se nos estudos com determinação, tendo conseguido formar-se, o que lhe permitiu construir uma carreira que o levou a Primeiro-Ministro de Cabo Verde.

«Nos seus tempos de jovem não havia liceu em Santa Catarina, como não havia aliás, em praticamente, todos os concelhos e nas ilhas. Teve que se deslocar à cidade da Praia para prosseguir os estudos. Todas estas dificuldades despertaram nele uma profunda sensibilidade em relação aos problemas dos jovens e uma grande preocupação em criar oportunidades para os jovens. E foi por isso que, construiu liceus. e dotou todos os concelhos de Cabo Verde de pelo menos um liceu para criar mais oportunidades para os jovens cabo-verdianos», destaca.

Realça que JMN não poupou esforços para proporcionar aos jovens deste país mais oportunidades educativas: Construiu escolas em todas as ilhas e concelhos de Cabo Verde; relançou o Ensino Profissional com a construção de Centros de Formação Profissional, Escolas Técnicas, Escola de Hotelaria e Turismo, CERMI; lançou o Ensino Superior em Cabo Verde que antes não existia: criou a UNI-CV e um total dez instituições de ensino superior foram criadas permitindo que milhares de jovens pudessem ter um curso superior. Concedeu ainda milhares de bolsas de formação no exterior e no país e lançou a construção do Campus Universitário.

Revela que, com JMN, particular atenção foi, por outro lado, dada às medidas de política para o empreendedorismo juvenil e a atividade empresarial jovem em geral. JMN apoiou a atividade de jovens agricultores que se têm evidenciado como os principais promotores do agronegócio e da inovação do sector agrícola.

Comprometimento com jovens

Cardoso acrescenta que hoje JMN é Professor Universitário e continua ligado à juventude. Convive diariamente com os jovens e entende os seus problemas, as suas expetativas e conhece os desafios da juventude cabo-verdiana.

"Tudo isso, espelha seu comprometimento com a juventude deste país. Na Presidência, essa profunda ligação com os jovens o guiará. Assim, ter JMN como Presidente da República, será, pois, o garante de que a juventude, nas diversas camadas e interesses que a compõem, estará no centro da atenção das políticas públicas", aponta Cardoso.

Concluindo, Cardoso sublinha que JMN tem sido o principal protagonista do desenvolvimento de Cabo Verde, da modernidade, da consolidação da democracia e da afirmação de Cabo Verde no mundo. “Os jovens cabo-verdianos devem, pois, apostar em JMN. José Maria Neves é o Presidente que combina com Cabo Verde. José Maria Neves, Sempre com Cabo Verde no Coração", aconselha o Presidente da JPAI, que é também membro da Comissão Política Nacional do PAICV.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project