POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

JPAI manifesta preocupação com problemas de acesso ao ensino superior no país 08 Novembro 2019

O presidente da Juventude do PAICV (JPAI), Fidel de Pina, mostrou-se, esta quinta-feira,07, “preocupado” com os problemas de acesso ao ensino superior no país, com as “barreiras socioeconómicas a condicionar o acesso” dos jovens cabo-verdianos.

JPAI manifesta preocupação com problemas de acesso ao ensino superior no país

Essas e outras questões foram levantadas pelo líder juvenil, depois de visitar a Universidade Jean Piaget, na última quarta-feira, para se inteirar dos principais desafios do ensino superior em Cabo Verde.

Fidel de Pina, que foi recebido pelo reitor da universidade, disse que apesar de o ensino superior ter democratizado muito nos últimos 15 anos, o número de cabo-verdianos com formação superior no arquipélago ainda “não é suficiente, nem desejável”, sendo que representa apenas 8 por cento (%) da população cabo-verdiana.

Para a JPAI, o actual Governo devia “apostar fortemente” no ensino superior, na investigação, nos apoios socioeducativos e na atribuição de mais bolsas de estudo, já que a situação demográfica actual do país é favorável, tendo realçado que é preciso ter uma visão e um conjunto de políticas públicas integradas para juventude para que o mercado possa absorver os jovens quadros cabo-verdianos.

“Apesar do crescimento económico acima dos 5% propalados pelo actual Governo, é nítido que não se sente o impacto e o reflexo na vida das famílias, sendo que as barreiras socioeconómicas continuam a condicionar o acesso dos jovens cabo-verdianos ao ensino superior, colocando em causa os ganhos da democratização do acesso ao ensino superior, principalmente para à juventude mais carenciada”, constatou.

Por outro lado, considerou que é necessário encontrar formas para resolver o problema da desistência de estudantes, durante o ano lectivo, por não conseguirem pagar as propinas.

Segundo Fidel de Pina, o desenvolvimento de Cabo Verde passa por um ensino superior de excelência, capaz de munir a juventude de “ferramentas e conhecimentos essenciais” para que o país possa formar jovens “competitivos para o país e para o mundo”. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project