Segundo explicou o lider da juventude tambarina, a Direção Geral do Ensino Superior anunciou a abertura oficial do referido concurso no dia 15 de setembro de 2022, cuja data limite da apresentação de candidatura era até o dia 15 de outubro de 2022 impreterivelmente, como refere o documento do anúncio público emitido pelo Serviço de Ensino Superior.
“Entretanto, sem quaisquer explicações plausíveis ou apresentação de razões de fundo, o Serviço do Ensino Superior informou a prorrogação do prazo para submissão de candidaturas para o Concurso Nacional de Bolsas Estudos para o dia 11 de novembro de 2022”, evidenciou.
Avançou que a 2 de Janeiro de 2023 fez-se a publicação dos resultados provisórios deste concurso. Contudo e até então, quando já estamos a meados de fevereiro, há mais de cinco meses da abertura do Concurso Nacional de Bolsas de Estudos para o ano letivo 2022/2023, ainda não se fez a publicação dos resultados definitivos do mesmo, causando um enorme embraçado, muita apreensão e até alguma tensão entre candidatos.
“Como se nota, mais de sete centenas de estudantes, ou seja um elevado número significativo de candidatos pré-selecionados, continuam a aguardar pelos resultados definitivos, quando praticamente já terminamos o 1ºsemestre nas universidades. Não é normal que um concurso que abriu no mês de setembro de 2022 e já estamos em fevereiro 2023, e ainda não haja os resultados definitivos”, ressaltou.
Para a JPAI, através do Ensino Superior, da Ciência, da Investigação Científica e da Extensão Universitária, é possível encontrar respostas para os desafios do nosso país, sobretudo a longo prazo, pelo que é indispensável e necessária uma aposta séria e verdadeira neste sector crucial para o desenvolvimento de Cabo Verde.
Fidel Cardoso de Pina defende também que, para a consolidação do Ensino Superior no nosso país, é preciso ter vontade política para dar passos firmes e seguros nest sentido, reforçando os ganhos alcançados e melhorando os aspetos que obstaculizam o seu progresso.