Conforme a vice-presidente da JPAI, Viviane Brito , este encontro visa ainda a recolha de subsídios emanados da participação dos vários quadros especializados das mais diversas áreas e distintos quadrantes da nossa sociedade, para a elaboração de um conjunto de propostas que poderão ser úteis para desencadear políticas públicas efetivas e voltadas para a retenção da nossa massa cinzenta, dos que querem e têm muito para contribuir para fazer crescer e desenvolver o país.
“Esta iniciativa insere-se num programa de atividades que a JPAI levará a cabo a partir de agora e até o próximo o ano visando assinalar o Centenário de Amílcar Cabral. De igual modo, o mesmo enquadra-se naquilo que é a abertura do novo ano político e o início da preparação da JPAI para dar o seu contributo nos próximos embates políticos que começam com as eleições autárquicas de 2024”, salientou.
Segundo a mesma dirigente, assistimos na realidade atual de Cabo Verde uma grande perda do poder de compra das famílias, um aumento visível da pobreza e pobreza extrema, muitos cabo-verdianos a passarem por grandes dificuldades marcada pela falta de oportunidades económicas e de emprego, especialmente na camada mais jovem, que por isso procura sair desenfreadamente para fora do nosso país a procura de melhores condições de vida e mais oportunidades, “que infelizmente não tem sido possível com a atual governação do MpD”.
“A enorme demanda por um agendamento de pedido de visto nos serviços consulares, e de filas de pessoas amontoadas, só evidencia que muitos cabo-verdianos, a maioria jovens, perderam a esperança em Cabo Verde com esta governação do MpD”, apontou.
A responsável da JPAI disse ainda que como se não bastassem as vicissitudes que o país atravessa, depara-se com um Governo que normaliza a implementação de aumentos salariais substanciais de 17% e 18% para altos dirigentes do Banco de Cabo Verde, quando temos um número considerável de jovens cabo-verdianos em situação precária.
Para Viviane Brito, isso demonstra que este Governo tem ficado muito aquém quer no pensar e/ou criar um verdadeiro ecossistema de políticas públicas para a juventude cabo-verdiana, quanto mais políticas públicas que promovem o crescimento e o desenvolvimento dos jovens de Cabo Verde.