Legislativas 2021

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Janira Hopffer Almada reconhece a derrota, felicita o líder do MpD pela vitória e anuncia que vai pedir a sua demissão do cargo de presidente do PAICV 19 Abril 2021

A presidente do PAICV reconheceu a sua derrota nas eleições legislativas deste domingo, felicitando o MpD e Ulisses Correia e Silva pela vitória. Janira Hopffer Almada anunciou que apresentará, nos próximos dias, aos órgãos nacionais do partido o seu pedido de demissão do cargo que exerce, retirando assim todas as consequências dos resultados eleitorais de 18 de Abril.

Janira Hopffer Almada reconhece a derrota, felicita o líder do MpD pela vitória e anuncia que vai pedir a sua demissão do cargo de presidente do PAICV

Estas primeiras declarações da presidente do PAICV aconteceram na noite deste domingo, depois do anúncio dos resultados provisórios das eleições gerais que dão vitória ao MpD e seu líder Ulisses Correia e Silva.

«Retiro todas a consequências políticas dos resultados eleitorais deste domingo. Nos próximos dias apresentarei aos órgãos nacionais a minha demissão do cargo de presidente do PAICV», anunciou Janira Hopffer Almada.

JHA disse que apresentou a alternativa «Cabo Verde para Todos», mas considerou que respeita a visão do povo que escolheu a visão do partido no governo. « O povo escolheu e aceito a sua decisão», asseverou.

Janira Hopffer Almada avançou que a luta foi desigual e admitiu analisar o que não correu bem depois. Agradeceu a todos aqueles que estiveram com ela naquilo que considerou ter sido «uma grande jornada alegre com sentido do estado e verdade», colocando em primeiro lugar os interesses de Cabo Verde.

Aberta a luta pela liderança

Tendo a Janira Hopffer Almada anunciado que vai pedir a sua demissão do cargo de Presidente do PAICV, fica desde já aberta a luta interna pela nova liderança do partido. Entre os tambarinas, fala-se já de possíveis candidatáveis que se encontram na política ativa. São os casos de Nuías Silva (vice-presidente do partido e Edil de São Filipe), Francisco Carvalho (Presidente da Câmara da Praia) e João Baptista Pereira (Vice-presidente do partido e deputado nacional). As mesmas fontes admitem que poderá surgir várias outras figuras (novas e da geração de veteranos) com perfil para disputar a liderança do PAICV, incluindo as da sensibilidade do chamado Grupo de Reflexão que têm Felisberto Vieira (Filú) e Júlio Correia como elementos fundamentais. Espera-se anúncios de posicionamentos nos próximo dias, segundo concluem as fontes referidas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project