INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Japão: Princesa Mako casa-se dia 26 e há outros eventos "big" para o noivo 25 Outubro 2021

A neta do imperador emérito Aruhito, e filha do número-dois na sucessão ao trono do Japão, casa-se nesta terça-feira 26 com Kei Komuro. O noivo plebeu que ganhou uma princesa de sangue milenar também está a ganhar em outras frentes: este sábado a prestigiada Ordem dos Advogados de Nova Iorque anunciou que ele é o vencedor do seu prémio literário anual.

Japão:  Princesa Mako casa-se dia 26 e há outros eventos

Boda na terça-feira 26, seguida de receção solene dum prémio literário a 8 de novembro para Kai Komuro, afortunado no amor e no jogo da vida profissional.

Ao fim de nove anos de namoro, o plebeu Kai Komuro, de 30 anos, casa-se com a princesa real Mako, com a mesma idade, após ela ter renunciado ao título para casar este mês com o homem que quis, apesar de todos os obstáculos. Sem títulos e sem lugar no palácio-cidadela imperial, a neta do imperador emérito passa a chamar-se Sra. Mako Komuro.

Também perdido o seu lugar no palácio-cidadela imperial, Mako passa a residir em Nova Iorque, onde o marido é empresário.

Mako recusa 1,3 milhão do governo

O governo decidira atribuir à futura sra. Mako Komuro, na qualidade de ex-membro da família imperial, uma espécie de subsídio de instalação na sua nova vida em Nova Iorque no valor de um milhão e trezentos mil dólares (123.890.000$=mais de 120 mil contos).

Porém a princesa, prestes a deixar de o ser, entende que eticamente não deve aceitar.

Último rito no culto da deusa da agricultura

A foto da agência oficial nipónica mostra a filha mais velha do príncipe imperial Akishino a caminho da última cerimónia em que participou como membro da família imperial.

Segundo a tradição milenar, Akishino é o número-dois no trono do atual imperador porque o irmão só tem filhas. A sucessão dinástica faz-se pelos varões na linha direta de Aruhito: o seu primogénito Naruhito, o secundogénito Akishino, o irmão Hitachi, de 85 anos, e o neto (único varão) Hisahito, de 15 anos.

Mako foi fotografada no dia 16 de outubro, a caminho da última cerimónia em que participou como membro da família imperial.

A tradição milenária que rege a sucessão dinástica impõe às mulheres casadas com plebeus a perda do título de membro da família imperial.

Fontes: Japan Times/Le Monde/BBC. Relacionado: Japão: Princesa real renuncia ao título para casar com plebeu — ..., 06.out.021. Fotos (Kyodo): Núpcias no império nipónico entre um plebeu e a princesa que teve de abdicar do título para se casar com o homem que quis. Kei Komuro até toca violino: um dos seus talentos além do esqui, a navegação à vela e ... os dotes de culinária.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project