INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Japão: Robovie combate Covid em centros comerciais 28 Novembro 2020

"Desculpe se incomodo. Não se importa de usar uma máscara?", o Robovie dirige-se ao cliente da loja apanhado em falta, num centro comercial da capital japonesa. A missão deste vigilante de 114 cm é zelar pela saúde dos que frequentam o local, lembrando-lhes as regras sanitárias impostas neste tempo de pandemia. A experiência que foi primeiro testada em Osaka decorre desde este mês em Tóquio.

Japão: Robovie combate Covid em centros comerciais

O Robovie desenvolvido pelo Instituto Internacional de Pesquisa de Telecomunicação Avançada /International Advanced Telecommunication Research Institute, empresa sediada em Tóquio, fez os primeiros testes de "vigilante de Covid" numa loja para turistas no Cerezo FC (clube de futebol) de Osaka e agora a experiência decorre em Tóquio.

O robô está dotado de um sistema de deteção que o avisa onde estão clientes sem máscaras, ou que não respeitam as regras de distanciamento social requeridas. Ele dirige-se de imediato à pessoa detetada e com delicadeza pede-lhe que use a máscara, mantenha os 1,8-2m de distância.

O sistema consiste em câmaras de reconhecimento facial — que avaliam se a pessoa traz a máscara requerida — e sensores laser que medem a distância que as pessoas mantêm entre si.


Readaptado

A experiência começou em 2008 quando a empresa criou quatro robôs — um deles, o Robovie-II acabou por ser o modelo do atual Robovie — que em equipa iam prestar um serviço de guia aos clientes nos centros comerciais.

Essa experiência há doze anos está a ser readaptada para responder à emergência da Covid-19, nos muito frequentados centros comerciais do Japão.

Interação pessoa-máquina

A equipa que desenvolveu o Robovie acredita que "os clientes se sentirão mais à vontade, e menos envergonhados, por serem lembrados por um robô do que pelos empregados das lojas".

Fontes: Japan Times/ Foto (Reuters): Robovie para evitar embaraços na interação.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project