ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Japão protesta ante treinos militares da Rússia nas ilhas Kuril, após Zelensky dirigir-se ao Doma 30 Mar�o 2022

Esta terça-feira, o governo de Kishida expressou indignação diante da retoma dos exercícios militares russos nas ilhas de Kunashir, Shikotan, Habomai no arquipélago das Kuril vizinho do Japão. Na última quinta-feira, o presidente Zelensky dirigiu-se ao parlamento nipónico a avisar sobre a ameaça nuclear.

Japão protesta  ante treinos militares da Rússia nas ilhas Kuril, após Zelensky dirigir-se ao Doma

O Japão protesta contra os exercícios que, desde sábado, a Rússia tem estado a realizar nas ilhas disputadas entre os dois países.

Na última quinta-feira, o presidente Zelensky, em uniforme militar, dirigiu-se ao parlamento nipónico. Começou por elogiar a atitude dos japoneses: "Vocês foram os primeiros em toda a Ásia a pressionar efetivamente a Rússia para o regresso à paz, ao apoiarem as sanções" impostas devido à invasão russa da Ucrânia em 24 de fevereiro.

Zelenskyy perante a audiência via livestream exortou os parlamentares para agirem contra a ameaça nuclear russa, apelando à memória dos bombardeamentos de Hiroxima e Nagasáqui e mais recente, em março de 2011, o desastre nuclear em Fukushima e o ataque químico em Tóquio.

Fontes: Japan Times/AFP.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project