Retratos

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Brasil: Cantor e compositor João Gilberto morre aos 88 anos 07 Julho 2019

A bossa nova chora mais alto. É que o cantor e compositor João Gilberto morreu, este sábado, 07, aos 88 anos, no Rio de Janeiro, Brasil.

Brasil: Cantor e compositor João Gilberto morre aos 88 anos

O mesmo Rio, onde, junto à praia de Ipanema, viu passar a garota que, pelas mãos do músico e compositor e voz de António Jobim, viria a dar origem ao género musical bossa nova, catapultando o Brasil para o mundo.

Fusão entre o samba e o jazz, a bossa nova, segundo resumo Euronews, nasceu no final dos anos 1950 e ganhou mundo na década seguinte. Em 1961, João Gilberto terminava a trilogia que faria o género musical romper fronteiras, ao gravar "Chega de Saudade," ″O Amor, o Sorriso e a Flor" e "João Gilberto".

Nomeado para seis prémios Grammy e vencedor de dois, o cantor e compositor da Baía deixa um legado reconhecido por músicos e amantes da música.

Para todos eles, fica a obra e a saudade, a quem João Gilberto disse "Chega", mas que promete já ter chegado para ficar. Adeus, ao pai da bossa nova.

Bossa nova como nova forma de tocar samba

É de salientar que, conforme vários escritos, a bossa nova é um género musical surgido no Brasil no fim da década de 1950. Considerado uma nova forma de tocar samba — sob influência do jazz —, foi concebido por João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes e jovens cantores e compositores de classe média da Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Conforme as fontes referidas, tem seu marco inicial em 1959 com o lançamento do disco e canção homónima « Chega de Saudade», no qual João Gilberto cria uma nova batida de violão e canta de modo particular a música composta por António Carlos "Tom" Jobim e Vinicius de Moraes. O maestro Tom Jobim, cantor e instrumentista de renome, viria a se tornar o compositor e arranjador dos maiores sucessos do género.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project