CORREIO DAS ILHAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Autárquicas 2020:João de Deus Amado é candidato independente à Presidência da Câmara Municipal de São Filipe 20 Junho 2019

Autárquicas de 2020 já estão a mexer a cidade dos sobrados no Fogo. É que o ex-professor do Ensino Básico Integrado (EBI) e emigrante empresário há dezenas de anos em Portugal, João de Deus Barbosa Amado, anuncia estar disponível para concorrer à presidência da Câmara de São Filipe em 2020. A meta é desalojar o atual edil Jorge Nogueira do governo municipal. Como líder da Associação Movimento para a Cidadania (AMC), promete fazer um município grande e uma Câmara pequena com dois vereadores profissionalizados, caso vença o pleito eleitoral de 2020.

Autárquicas 2020:João de Deus Amado é candidato independente  à Presidência da Câmara Municipal de São Filipe

“Descontentamento do povo por tudo quanto é sítio constitui a razão da minha candidatura. Aliás, vou tentar repor os valores da democracia inexistente no município de São Filipe, aplicando as regras básicas do direito administrativo e boa gestão da coisa pública”, sublinha o líder da Associação Movimento para a Cidadania, acrescentando que sua candidatura é independente e que conta “exclusivamente”, com o apoio da sociedade civil.

João de Deus Barbosa Amado promete que, caso for eleito, abdicar de muitas das regalias que um autarca tem direito por lei, nomeadamente água, luz, telefone subsídio de habitação, transporte, combustível entre outras. “Todos esses valores vão ser revertidos a favor dos mais necessitados, sobretudo famílias numerosas e com dificuldades de evacuação para tratamento médico”.

Requalificação da cidade dos sobrados, criação de rampas de acesso a pessoas portadoras de deficiência em edifícios publico e vias publicas, transformação da residência oficial do Presidente da Câmara em POUSADA para acolhimento dos familiares de pessoas doentes internadas, criação de uma residência estudantil, criação de uma administração móvel com objetivo de facilitar as pessoas da terceira idade, colocação do símbolo no edifício da Câmara Municipal, tratamento de esgotos com sua viabilidade, são outras preocupações do candidato caso venha a ser eleito no pleito de 2020.

“Farei um município grande e uma Câmara pequena. Para tal, irei ocupar da pasta do Urbanismo a título voluntário e com essa poupança vou amortizar as dívidas dos anteriores autarcas. Sei que vou encontrar um município endividado e desgovernado por causa de inércia de muitos. Entretanto, penso profissionalizar dois vereadores”.

Percurso do candidato

Natural da freguesia de Nossa Senhora da Conceição, João de Deus Barbosa Amado nasceu na localidade de Cisterno-Município de São Filipe. Antes de se migrar para Portugal, foi docente em Cabo Verde durante 17 anos. Atualmente é empresário de profissão, tendo prosseguido os estudos secundários e universitários em Portugal onde ele reside neste momento. Já se encontra no terreno a montar a sua equipa de campanha em São Filipe. Tudo com o objectivo de desalojar o atual edil Jorge Nogueira do executivo local, suportado politicamente pelo MpD (poder).

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project