POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

José Brito congratula-se com a ideia da UE facilitar vistos para cabo-verdianos 11 Junho 2009

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Comunidades congratulou-se com a decisão do Conselho Europeu de iniciar negociações para facilitar vistos para cabo-verdianos. José Brito expressou essa ideia no balanço da visita que efectuou à Eslovénia.

José Brito congratula-se com a ideia da UE facilitar vistos para cabo-verdianos

Essa decisão foi tomada na quinta-feira passada - como noticiou asemanaonline - justamente num dia em que José Brito iniciava uma visita à Eslovénia para disdutir a Parceria Especial de Cabo Verde com a União Europeia. Aliás, a facilitação de vistos aos cabo-verdianos foi tema de conversa entre ministro das Relações Exteriores da Eslovénia, Samuel Žbogar, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, José Brito.

Os dois ministros reafirmaram que a Parceria Especial adoptada nos finais de 2007 oferece possibilidades novas de cooperação bilateral. Também discutiram a Parceria para a Mobilidade assinada durante a presidência eslovena da UE em Junho de 2008.

Concluíram, por outro lado, que as relações entre a Eslovénia e Cabo Verde são amigáveis e sinceras. Exactamente por isso, em nota, o MNECC informa que os dois ministros decidiram procurar meios para reforçar as relações entre os países, sendo o primeiro passo neste sentido a acreditação recíproca de embaixadores.

Durante a sua estada na Eslovénia, José Brito, manteve encontro com o ministro da Administração Pública da República, Irma Pavlinič Krebs, com o primeiro-ministro, Borut Pahor, e com o presidente da Assembleia Nacional da República, Pavel Gantar.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project