ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

José Maria Neves defende “uma vibrante homenagem” a Agostinho Neto 09 Janeiro 2022

O Presidente da República cabo-verdiano, José Maria Neves, defendeu hoje em Luanda “uma vibrante homenagem” ao ex-presidente angolano, Agostinho Neto, “que desempenhou também um papel importante no apoio a Cabo Verde desde os primeiros momentos da independência”.

José Maria Neves defende “uma vibrante homenagem” a Agostinho Neto

José Maria Neves, que iniciou hoje uma visita de Estado à Angola, relembrou em declarações à Inforpress e à Rádio e Televisão de Cabo Verde que este ano de 2022 é o ano do centenário do nascimento de Agostinho Neto, que foi um médico, escritor e político angolano, principal figura do país no século XX.

“Nós tivemos a sorte do médico Agostinho Neto ter trabalho em Cabo Verde e do engenheiro Amílcar Cabral ter trabalhado aqui em Angola. As relações são muito fortes, o nosso Hospital da Praia não é por acaso que tem o nome de Agostinho Neto”, continuou.

O Presidente da República de Cabo Verde relembrou igualmente que esta figura angolana também passou algum tempo em Santo Antão, onde, disse, inclusive há pessoas com o nome de Agostinho Neto em sua homenagem.

“De modo que temos de prestar uma vibrante homenagem ao poeta, guerrilheiro, estadista e a um homem que desempenhou também um papel importante no apoio a Cabo Verde desde os primeiros momentos da independência”, frisou.

José Maria Neves chegou hoje em Luanda para uma visita de Estado. De segunda a quarta-feira cumpre um programa cujo destaque é um encontro com o Presidente da República de Angola, na segunda-feira, 10 de Janeiro, às 11:00, no Palácio Presidencial, seguido de uma declaração conjunta à imprensa.

No mesmo dia à tarde, José Maria Neves será recebido na Assembleia Nacional, numa sessão plenária extraordinária em alusão à visita do Chefe de Estado cabo-verdiano.

O Presidente do arquipélago terá ainda um encontro com a comunidade cabo-verdiana e visitará o Campus Universitário Dr. António Agostinho Neto e a Escola Nacional da Administração e Políticas Públicas.

Angola é o primeiro país a ser visitado pelo Presidente de Cabo Verde, desde que tomou posse a 9 de Novembro de 2021. O convite foi feito por João Lourenço quando assistiu à posse de José Maria Neves. A Semana com Inforpress

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project