ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

José Maria Neves escreve sobre o desafio da (re) construção nacional e nova forma da fazer política face à situação difícil de Cabo Verde 10 Agosto 2020

Num post que publicou na sua página de facebook, o antigo Primeiro-ministro de Cabo Verde, tido como potencial candidato às presidenciais de 2021, alertou sobre o desafio atual da (re) construção nacional, na sequência da tripla crise - de 208 até 2015 e a então provocada pela pandemia de covid-19 - que veio a pôr a nu a vulnerabilidade do país a choques externos. «A crise de 2008, que se arrastou até 2015, e, agora, a tripla crise gerada pela pandemia da Covid 19, vieram pôr a nu a grande sensibilidade e vulnerabilidade de Cabo Verde a choques externos», escreve José Maria Neves, defendendo uma mudança radical na forma de estar e de fazer política em Cabo Verde. «Sejamos claros: a situação é extraordinariamente difícil e o desafio é ciclópico e exigirá de todos uma radical mudança na forma de estar e de fazer política». Leia a seguir o conteúdo do referido post, que publicamos a seguir.

José Maria Neves escreve sobre o desafio da (re) construção nacional e nova forma da fazer política  face à situação difícil de Cabo Verde

O DESAFIO DA (RE) CONSTRUÇÃO NACIONAL

Nestes 45 anos de Independência Nacional, Cabo Verde deu um enorme salto.

Ganhámos o desafio da independência e ganhámos o desafio da democracia.

Nos últimos 20 anos, ascendemos a país de rendimento médio, estamos mais integrados no espaço regional, somos parceiro especial da União Europeia, conseguimos dois Compactos do Millennium Challenge Account, e atingimos, no essencial, os Objetivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM). É obra para um pequeno estado insular com os constrangimentos restritivos de Cabo Verde.

A crise de 2008, que se arrastou até 2015, e, agora, a tripla crise gerada pela pandemia da Covid 19, vieram pôr a nu a grande sensibilidade e vulnerabilidade de Cabo Verde a choques externos.

A devastação sanitária, económica e social resultante desta pandemia requer de todos nós uma tremenda capacidade de mobilização de todas as energias e capacidades para reconstruirmos o país.

Os atores políticos e sociais estão chamados a redescobrir as forças que nos unem e a esquecer as que nos desunem, para juntos enfrentarmos a gigantesca tarefa de reinventar Cabo Verde, dando esperanças a todos os caboverdianos, nas ilhas e na Diáspora, em como seremos capazes de levar de vencida mais este desafio.

Sejamos claros: a situação é extraordinariamente difícil e o desafio é ciclópico e exigirá de todos uma radical mudança na forma de estar e de fazer política.

O lema agora é fazer muito mais e melhor, com menos recursos e mais disponibilidade de todos.

José Maria Pereira Neves, ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde

( Post publicado na sua página de facebook)

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project