ESCREVA-NOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

José Maria Neves no Rescaldo das Eleições: Alerta que Cabo Verde vive momentos difíceis com a crise de Covid-19 e sugere mais equilíbrio e diálogo entre os atores políticos 20 Abril 2021

Num post que colocou na sua página de Facebook, o ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde e candidato presidencial às eleições de Outubro, José Maria Neves, considerou que o ato eleitoral deste domingo,18, «foi uma grande jornada cívica», saudando o povo como o primeiro grande vencedor. Neves deu parabéns ao MpD e seu líder Ulisses Correia e Silva pela vitória e felicitou ainda a presidente do PAICV Janira Hopffer Almada por ter dado um bom combate e contributo para o país. O mesmo aconteceu como os líderes dos demais partidos políticos que concorreram a estas eleições. Passado o período de confronto de ideias e propostas, José Maria Neves alerta que o momento é agora de equilíbrio e diálogo porque Cabo Verde vive tempos extraordinariamente difíceis com a crise provocada pela pandemia de covid-19. «Verifica-se uma nova vaga da pandemia e a taxa de incidência sobe assustadoramente. A vacinação está ainda muito atrasada e anda a passos de caracol! Tempos, pois, que exigem inteligência, equilíbrio e muito diálogo. Passado o tempo da competição e do confronto de ideias e propostas, agora é tempo de entendimentos e de consensos», sugeriu. Confira o conteúdo do referido post, que publicamos a seguir.

José Maria Neves no Rescaldo das Eleições: Alerta que Cabo Verde vive momentos difíceis com a crise de Covid-19 e sugere mais equilíbrio e diálogo entre os atores políticos

NO RESCALDO DAS ELEIÇÕES

1. O povo, soberanamente, falou ontem nas urnas.
Foi uma grande jornada cívica. Apesar da pandemia, foi possível realizar as eleições, e senti-me orgulhoso, pelo nível de organização e pela forma ordeira e serena como as pessoas se comportaram durante todo o ato eleitoral. As instituições democráticas saíram mais fortes e mais consolidadas deste pleito. Os meus parabéns ao povo de Cabo Verde, o primeiro grande vencedor das eleições de 18 de Abril!

2. Os meus parabéns ao MPD e ao seu líder, Ulisses Correia e Silva pela vitória eleitoral. Os tempos são difíceis, mas desafiantes. Desejo-lhe sucessos na governação, para o bem de Cabo Verde e de todos os seus filhos, nas ilhas e na diáspora.

3. Felicito também o PAICV e a sua líder, Janira Hopffer Almada. Foi um bom combate e um contributo de valor para o país. Em democracia, a oposição é tão importante como o governo. A dinâmica entre o poder e a oposição é o sal da democracia.

Na mesma linha, felicito a UCID e o seu Presidente, António Monteiro.
Todos os outros protagonistas do PP, PTS e PSD merecem o meu respeito e consideração.

4. O país vive tempos extraordinariamente difíceis.
A devastação provocada pela pandemia é enorme: o PIB cai mais de 14%, a dívida pública global ultrapassa os 150% do PIB, o desemprego ultrapassa os 20%, e as empresas passam por muitas dificuldades, com risco iminente de falência.
O turismo, motor da economia, está parado e a retoma será lenta e difícil. Verifica-se uma nova vaga da pandemia e a taxa de incidência sobe assustadoramente. A vacinação está ainda muito atrasada e anda a passos de caracol!

5. Tempos, pois, que exigem inteligência, equilíbrio e muito diálogo. Passado o tempo da competição e do confronto de ideias e propostas, agora é tempo de entendimentos e de consensos.

Espero que todos estejam disponíveis para a discussão e para a busca conjunta de soluções para o país.

Todos somos poucos para a grandeza das tarefas que nos esperam. Só juntos podemos construir um melhor Cabo Verde!

José Maria Pereira Neves
(Ex-Primeiro-ministro de Cabo Verde)
— 
Post publicado na sua página de Facebook

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project