O encontro, que reúne a cúpula da organização, terá em debate alguns temas caros para Cabo Verde, como sejam a segurança alimentar, as mudanças climáticas e Política energética em África, e a Zona do Livre Comércio Continental Africano, conforme um comunicado enviado a este diário digital.
Neste quadro, estarão a ser apreciados os diversos relatórios sobre os pontos estratégicos da sessão, com destaque para o relatório sobre a reforma institucional da UA, o relatório do Conselho de Paz e Segurança sobre a implementação do roteiro principal das medidas práticas para silenciar as armas em África e sobre a governação política, financeira e política energética global, além do relatório sobre a crise alimentar mundial.
Conforme a mesma fonte, à margem da Cimeira, o Chefe de Estado participa numa Conferência Extraordinária dos Chefes de Estado e de Governo da CEDEAO, no dia 18 deste mês, que terá como principal objetivo discutir os processos de transição política na Guiné-Conakry, no Mali e na Burkina Faso, países que foram suspensos da organização depois dos golpes militares em 2020, 2021 e 2022.
Durante a sua deslocação à capital etíope e a anteceder a conferência da UA, José Maria Neves participa, também, no dia 17, na Segunda Conferência dos Chefes de Estado e do Governo da Comissão Climática para a Região do Sahel. O encontro terá entre os principais pontos da agenda a operacionalização do Secretariado Executivo e do Fundo Climático para o Sahel. Na ocasião, será também nomeado o Secretário Executivo da referida Comissão.
O Presidente José Maria Neves participará, igualmente, no dia 19, no Evento de Alto Nível “Criar um impulso para a recuperação da imunização de rotina em África”, a convite do Presidente da República da Serra Leoa, Diretor da OMS para África e Comissária da União Africana para a Saúde, Assuntos Humanitários e Desenvolvimento Social. Ainda durante a sua estadia em Adis Abeba, o Chefe de Estado de Cabo Verde receberá, em audiência, representantes de algumas instituições regionais.