NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

José Saramago: 20 anos Nobel no teatro Dona Maria II na Lisboa 08 Dezembro 2018

José Saramago: 20 anos Nobel. Assim se designa o acto de homenagem ao grande escritor luso, que acontece este Domingo,09, das 10 às 21 horas, no Teatro Dona Maria II, localizado na Praça de D. Pedro IV, em Lisboa -Portugal.

José Saramago: 20 anos Nobel no teatro Dona Maria II na Lisboa

"Este ano, a Academia atribuiu o Prémio Nobel da Literatura ao escritor português, José Saramago.” Estávamos a 8 de outubro de 1998 quando esta frase foi proferida. Era assim, segundo a Fundação José Saramago, conhecido o nome do primeiro escritor português a receber a distinção da Academia Sueca pelo conjunto da sua obra. Celebram-se, agora, 20 anos sobre este momento ímpar, lembra a mesma fonte.

Para o assinalar, 20 atores vão ler a obra Todos os Nomes, de forma ininterrupta. Uma autêntica maratona literária que trará à Sala Garrett as palavras de Saramago, durante cerca de oito horas.

Literatura da CPLP

A esta leitura, seguir-se-á uma cerimónia de celebração da literatura em língua portuguesa, onde terão lugar intervenções de Germano de Almeida, Lídia Jorge, Mia Couto, Nélida Piñon e Ondjaki, autores de língua portuguesa, intercaladas por leituras de felicitações recebidas por José Saramago, a propósito da atribuição do Prémio, e incluídas no livro Um país levantado em alegria. Tudo com a moderação de Ana Daniela Soares.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project