DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Polémica no futebol: Jovane Cabral escolhe Portugal em vez de Cabo Verde 27 Agosto 2018

O extremo do Sporting sonha participar no próximo Mundial de sub-20, a ter lugar na Polónia, em maio e junho de 2019. Jovane Cabral nasceu e cresceu em Cabo Verde, mas tomou a decisão de representar a seleção de Portugal em vez da cabo-verdiana, o que até já tinha acontecido no passado. Uma decisão que gera alguma contestação no seio dos amantes do desporto rei em Cabo Verde.

Polémica no futebol: Jovane Cabral escolhe Portugal em vez de Cabo Verde

O extremo do Sporting alinhou uma vez na seleção AA de Cabo Verde, num jogo particular frente ao Luxemburgo, em março de 2017. Agora, foi convocado pelo selecionador Rui Águas para defrontar o Lesoto no dia 9 de setembro, em partida a contar para a fase de apuramento da CAN’2019.

Se Jovane jogar contra o Lesoto fica automaticamente impedido de trocar de seleção, uma vez que se trata de uma partida oficial da FIFA, a contar para a fase de apuramento de um torneio continental (África, no caso).

O seleccionador de Cabo Verde, Rui Águas, acredita que Jovane Cabral vai apresentar-se no estágio do dia 02 de Setembro em Lisboa, Portugal, com vista ao jogo contra o Lesoto, a contar para as eliminatórias do CAN´2019.

Já o antigo seleccionador cabo-verdiano, Lúcio Antunes que proporcionou ao atleta a sua primeira internacionalização, num Luxemburgo-Cabo Verde (0-2), admite a hipótese do extremo optar por Portugal.

“Vamos lá ver se ele vai estar nesta convocatória de Cabo Verde. Eu, por exemplo, depois desse primeiro jogo contra o Luxemburgo, convoquei-o mais duas ou três vezes e ele não foi”, disse ao OJOGO, explicando ainda que chegou a estar a decorrer um processo de naturalização do jogador.

Lúcio Antunes disse ainda que o jogador esteve na iminência de ir ao Europeu de sub-19, com a equipa portuguesa que foi campeã e que vai ao Mundial de sub-20.

Jovane Cabral passa a ser português em setembro

O processo relativo à naturalização do atleta está a ser tratado por uma empresa sedeada em Lisboa, prevendo-se que o mesmo fique finalizado já neste próximo mês de setembro.

"O processo está em fase terminal. Acreditamos que em setembro fique tudo tratado", declarou a O JOGO um elemento da Invictus Team, firma que representa o futebolista em termos legais.

"Em setembro ele fica apto para jogar pela seleção de Portugal e é isso mesmo que ele pretende", disse ainda a mesma pessoa.

Jovane já fez um jogo por Cabo Verde, mas, mediante pedido expresso à FIFA, ainda pode trocar de seleção, uma vez que o encontro foi de caráter particular.

O selecionador cabo-verdiano Rui Águas convocou-o para defrontar o Lesoto no dia 9 de setembro, em partida a contar para a fase de apuramento da CAN’2019, mas o extremo não vai comparecer à chamada (nem ao jogo), uma vez que, nesse caso, ficaria depois impedido de trocar de seleção.

C/OJogo.pt

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project