REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Jovens de 5 continentes desconfiam de governantes — "Não se preocupam com o futuro nem das pessoas nem do planeta" 19 Setembro 2021

Um estudo com o grupo etário 16-25 anos do Reino Unido, Finlândia, França, EUA, Austrália, Portugal, Brasil, Índia, Filipinas e Nigéria traz uma visão de futuro no mínimo inquietante. A divulgação dos resultados iniciou-se esta semana, através da BBC.

Jovens de 5 continentes desconfiam de governantes —

O estudo da universidade britânica de Bath em colaboração com outras cinco, em diferentes continentes, entrevistou 10 mil jovens entre os dezasseis e os vinte e cinco anos.

As suas respostas revelam que 83% acreditam que desleixamos o nosso planeta. 75% consideram que o futuro é assustador. 65% são críticos dos governos, incapazes de corresponder às expectativas de futuro. A esmagadora maioria, 70%, não confia nos governos.

"O desespero atingiu uma elevada escala", concluem os investigadores surpreendidos. Um jovem chegou a afirmar: "Não quero morrer, mas não quero viver num mundo que não cuida das crianças nem dos animais".

Desconfiança: não só dos jovens?

Há duas semanas, um outro estudo a nível europeu e publicado pelo Le Monde indicava a crescente desconfiança dos europeus perante os governos.

O pessimismo, segundo a análise contida na edição de 2 de setembro do jornal francês, tem um contexto próprio: a atual crise pandémica e a sua gestão pelos governantes. Além do questionamento acerca da eficácia das medidas implementadas, desconfia-se da motivação subjacente às restrições impostas no combate à Covid-19.

— -
Fontes: BBC/Le Monde. Fotos: A beleza da Terra (natureza, crianças, vida) é única, mas ameaça-a o menosprezo de governantes — na perspetiva de jovens dos 16 aos 25 anos, revelada em estudo internacional liderado por uma universidade britânica.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project