POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

JpD avalia Programa do Governo para X legislatura de forma “muito positiva” – presidente 17 Junho 2021

A Juventude para a Democracia (JpD) avaliou hoje de forma “muito positiva” o Programa do Governo para a X legislatura, já que considera que o grosso dos compromissos assumidos pelo executivo são para beneficiar e empoderar os jovens.

JpD avalia Programa do Governo para X legislatura de forma “muito positiva” – presidente

Segundo a Inforpress, essa avaliação foi apresentada pelo presidente da JpD, Euclides Silva, que classifica o Programa do Governo de um documento orientador das políticas públicas para os diversos sectores incluindo a juventude.

Euclides Silva mostrou-se “particularmente satisfeito” com a meta do Governo de reduzir para metade a taxa de desemprego jovem, no horizonte da legislatura.

“O desemprego jovem desde 2016 tem estado a baixar. O Governo foi bastante ambicioso nesse quesito e pretende reduzir o desemprego jovem, cujos dados de 2019, nos dizem que estava situado nos 24.9%. Portanto é reduzir essa percentagem para metade, ou seja, é ambição do Governo que a JpD apoio é de reduzir o desemprego jovem para pouco mais de 12%”, precisou.

O presidente da JpD realçou também o compromisso do Governo de reforçar as medidas de apoio ao empreendedorismo jovem, a massificação da formação profissional, sobretudo, a formação vocacionada para o mercado de trabalho.

“Nos últimos cinco anos essa área deu frutos que nos deixam bastante satisfeitos tendo em conta que boa parte dos jovens beneficiados com uma acção de formação conseguiu encontrar o emprego e o Governo pretende nessa legislatura continuar com a massificação da formação profissional”, apontou.

O aumento do número de bolsas de estudo, bem como o alargamento das redes de residências estudantis para os universitários oriundos de outras ilhas, são propostas do Governo que também caíram no agrado do responsável da Juventude para a Democracia.

Conforme a mesma fonte, Euclides Silva salientou que esta medida responde a uma reivindicação antiga dos estudantes e da JpD, já que o aluguer de casas tem contribuído para aumentar o custo de vida dos alunos que se deslocam de uma ilha para outra para estudar.

Outras medidas que assinalou que com “bastante satisfação” estão nos capítulos do desporto e do associativismo juvenil e voluntariado.

E respondendo a crítica da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI), de que houve por parte do Governo falta de ousadia, sendo que muitos jovens estão ainda aguardar a retoma efectiva desta actividade, Euclides Silva disse que com a vacinação da população em curso estarão criadas as condições para retoma dos desportos tanto colectivo como individual.

Apesar de declarar-se satisfeito, declarou que a JpD estará atenta para fiscalizar “o cabal cumprimento das medidas propostas”, tendo em atenção sempre em atenção que o Programa do Governo é apenas um documento orientador.

“A JpD estará no parlamento e outros fóruns a apresentar propostas e soluções, ouvindo a juventude para apresentar no quadro do orçamento de Estado e nos debates temáticos propostas para que possamos contribuir para que a juventude cabo-verdiana tenha sempre uma atenção especial do Governo e fazer com outras medidas como por exemplo juros bonificados continuem na agenda”, disse.

O Programa do Governo para a décima legislatura foi apresentado e discutido no parlamento na passada segunda feira, 14, tendo a Moção de Confiança sido aprovada com 42 votos a favor do Movimento para a Democracia (MpD, poder) e da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID, oposição), tendo o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) votado abstenção, refere a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project