INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Juiz britânico qualifica invasão russa de “terrorismo” 04 Novembro 2022

Um juiz britânico absolveu hoje 10 ativistas do Greenpeace que impediram um cargueiro de descarregar petróleo russo num porto inglês, considerando que a invasão da Ucrânia foi um ato de “terrorismo”.

Juiz britânico qualifica invasão russa de “terrorismo”

Revela a Lusa que os ativistas estavam a ser processados por invasão e obstrução de atividades legais, por terem ocupado um cais de um terminal no estuário do rio Tamisa, em maio.

Segundo a France-Presse (AFP), o juiz Christopher Williams, do tribunal de Chelmsford, no nordeste de Londres, absolveu os ativistas, considerando que “descarregar o petróleo constituiria um potencial delito”, declarações que foram recebidas com aplausos da audiência.

Considero mais do que provável que a guerra travada pela Rússia possa ser descrita como terrorismo”, argumentou o juiz.

Christopher Williams considerou que a Lei de Financiamento do Terrorismo do Reino Unido, de 2000, poderia ser invocada neste caso.

Esta é a primeira vez que um tribunal britânico aceita o argumento de que a guerra da Rússia na Ucrânia pode ser considerada terrorismo”, disse o Greenpeace, em comunicado, acrescentando que a decisão pode ter “consequências sísmicas para a política energética britânica”.

O Reino Unido prometeu, em março, interromper as importações de petróleo bruto e derivados russos até o final do ano, em resposta à invasão da Ucrânia.

O Greenpeace tem reivindicado que Londres estenda o embargo a todos os combustíveis fósseis, que também incluem o gás.

Aqueles ativistas forçaram a entrada num cais no terminal Grays, usando barcos de borracha, em 15 de maio, forçando o cargueiro de bandeira grega Andromeda a voltar para trás, conclui a fonte referida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project