O canal SBT-Sistema Brasileiro de Televisão foi condenado em primeira instância na ação movida pela jornalista Rachel Sheherazade. O juiz do trabalho Ronaldo Luis de Oliveira determinou a indemnização de 500 mil reais (cerca de 10 mil contos) por danos morais para a jornalista que Silvio Santos vexou "aparentemente, a pretexto de homenagear a apresentadora".
O facto aconteceu durante a cerimónia do Troféu Imprensa realizada em 9 de abril de 2017. Rachel Sheherazade subiu ao palco para receber o Troféu Internet de melhor apresentadora de telejornal, que ela havia conquistado em 2016.
Silvio Santos surpreendeu-a com o que disse: "Eu te chamei para você continuar com a sua beleza, com a sua voz, foi para ler as notícias, e não dar a sua opinião. Se quiser falar sobre política, compre uma estação de TV e faça por sua própria conta".
O magistrado do tribunal laboral criticou-o, porque "deixou claro que a sua contratação se deu pelo simples facto de ser mulher bonita".
O magistrado observou, ainda, que "não é a primeira vez que este Juízo se depara com situações semelhantes, envolvendo a mesma figura pública". E criticou: "Essas condutas, já se disse alhures, não espelham aquilo que se espera em uma sociedade civilizada e que tem, como parâmetro constitucional fundamental, o respeito à igualdade de tratamento" homem-mulher.
E acrescentou: "Em atuais dias sombrios de violência contra as mulheres, as palavras acima reproduzidas em nada contribuem para a pacificação dos ânimos de uma sociedade adoecida pelo preconceito e que vem, periodicamente, sendo incentivada, por outras pessoas de caráter duvidoso, à prática desse tipo de comportamento reprovável".
Fontes: Globo/TV Record/UOL