ESPECIAIS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Júlio Rendall: “A comunidade de Pedra de Lume merece mais” 10 Setembro 2022

Para Júlio Rendall, ativista e estudioso da história da ilha do Sal, e ex-curador de Pedra de Lume, onde nasceu, “o espetáculo musical dentro da cratera das salinas deveria ser institucionalizado para integrar as comemorações das festividades do município anualmente”.

Júlio Rendall: “A comunidade de Pedra de Lume merece mais”

Não é a primeira vez que se realiza, mas não deveria ser esporádico”, opina, acrescentando que, para os residentes em Pedra de Lume deveria haver um bilhete especial, vendido a preço especial, ou até mesmo entrada livre para que possam também desfrutar deste “espetáculo carregado de simbologia”.

Pedra de Lume que, aliás, acusa tanto o governo central como o local de ter sido relegada ao esquecimento apesar da sua importância histórica e económica no passado, vive nas últimas semanas um franco dinamismo e grande movimentação de pessoas.

É que a localidade celebrou no passado 15 de agosto as Festas de Nossa Senhora da Piedade, que este ano foram assumidas pelo Clube Verdan. Além da tradicional missa, realizada na igreja local, construída há 169 anos, o programa incluiu atividades desportivas e culturais.

Na semana seguinte aconteceu o Festival de Pedra de Lume, que contou com a presença de artistas de renome, como Trakinuz, Batchart e Hélio Batalha.

“Sente-se a movimentação de pessoas, inclusive visitantes, e algum dinamismo do comércio, através da venda ambulante. No entanto, repito, é algo esporádico”, afirma Júlio Rendall.

Para este defensor de Pedra de Lume, a localidade e as suas gentes merecem muito mais. “O património desligado da comunidade não tem nenhum valor. As Salinas de Pedra de Lume são um bem público, no entanto, foi privatizado. Deveria ter uma gestão diferente. Poderia ser concessionada, mas sob a supervisão do IPC, mas, infelizmente, não é isso que acontece. Não nos sentimos donos da nossa terra”, arremata Júlio Rendall.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project