INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Kamala Harris retratada como ’indiana’ — Presidente do parlamento britânico exorta deputado a retractar-se 11 Novembro 2020

Kamala Harris vice-presidente dos Estados Unidos é motivo de júbilo em Tamil-Nadu, terra natal da mãe Gopalan Shyamala, mas ao ser retratada como ’indiana’ numa alocução de um membro da seleta Câmara dos Lordes, Lord Kilclooney, foi o próprio presidente do parlamento do Reino Unido a exortar o parlamentar vitalício a retractar-se e pedir desculpa.

Kamala Harris retratada como ’indiana’ — Presidente do parlamento britânico exorta deputado a retractar-se

"O que é que acontece no caso de Biden ter de retirar-se e a indiana torna-se presidente? Quem será então o vice-presidente?", tuìtou o parlamentar esta segunda-feira, 09.

A referência de Kilclooney à etnicidade da vice-presidente eleita dos Estados Unidos foi considerada pelos seus pares como ofensiva. A ministra chefe da Irlanda do Norte, Arlene Foster, considerou que "identificar as pessoas pela sua raça é ofensivo".

"Lord Kilclooney deveria saber que as boas-maneiras é que fazem o homem. Nós aqui já sofremos com os estereótipos e palavras que nos desconsideram. Ele tem de dirigir um pedido de desculpas sincero à Vice-Presidente eleita Harris. As palavras do parlamentar foram ouvidas em todo o planeta e prejudicam a Irlanda do Norte e o nosso trabalho de construção de um futuro melhor", tuìtou a representante irlandesa no parlamento do Reino Unido.

Vários dos seus colegas parlamentares descreveram o tweet como "racista" e apresentaram queixa à consideração superior, o que levou o presidente a admoestar o parlamentar vitalício, exigindo-lhe uma retractação e um pedido de desculpa.

Kilclooney retractou-se no mesmo dia. Mas recusou desculpar-se pelo comentário original porque, segundo expressou, considera "surpreendente" que a referência à origem de Harris possa ser tida como uma ofensa.

"Enquanto o Biden se diz orgulhoso de ser irlandês e a Harris está justamente orgulhosa da sua ancestralidade indiana, eu no entanto tive de apagar a expressão "a indiana", porque há algumas pessoas que se sentiram ofendidas", tuìtou na mesma segunda-feira.

"Não sabia o nome dela e identifiquei-a com o termo "indiana". Muitos perceberam. Os racistas não, concluiu.

Fontes: BBC/Hindustani Times/... Fotos (Getty): Kilclooney, de 82 anos. A aldeia de Thulasendrapuram, onde nasceu o avô materno de Kamala, festejou a vitória de Biden-Harris com foguetes e orações no templo hindu local, no Estado de Tamil-Nadu.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project