DESPORTO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Kamila Valieva de ouro cai nas malhas do doping 13 Fevereiro 2022

A adolescente sensação da patinagem artística nos Jogos Olímpicos de Inverno Beijing’22 deve perder o ouro obtido na segunda-feira 7. No dia 11 rebentou o escândalo: a russa Kamila Valieva, de 15 anos, tinha testado positivo no controlo de doping no final de dezembro, confirmou a ITA-Agência Internacional de Testagem, na sexta-feira seis semanas depois. E surge a pergunta: porquê só agora?

Kamila Valieva de ouro cai nas malhas do doping

Kamila, cuja performance em Beijing atingiu níveis jamais vistos — entre eles, o inédito quádruplo — esperava subir ao pódio para receber o ouro na segunda, 7. Mas sem explicações, a cerimónia foi adiada.

Dois dias depois, a comunicação social russa noticiava que a campeã olímpica e mundial (título obtido há um mês) tinha falhado os controlos anti-doping em dezembro. A notícia só começou a ser divulgada a nível internacional no dia 11.

A substância proibida pelo WADA-a agência anti-doping — devido às suas propriedades de acelerador do fluxo sanguíneo — é trimetazidine. É utilizada como fármaco para tratar a angina e vertigens, segundo o diário moscovita Kommersant.

Treinadora põe a mão no fogo por Kamila

A lendária treinadora Tatiana Tarasova recusa acreditar que Valieva esteja envolvida num caso de doping: "Não acredito nisso. Não. Não acredito nesta loucura. Não pode ser", afirma sobre "a jovem fantástica e atleta fantástica. Kamila não tomou nada".

Tarasova, que se iniciou na patinagem pelas mãos do pai aos cinco anos e interrompeu por lesão a carreira de sucesso aos 18 anos, conta no seu currículo de treinadora com o maior número de campeões — oito olímpicos, 41 europeus e mundiais. Ouro puro da patinagem.

Fontes: RT.ru/BBC/... Fotos: Kamila e demais atletas russos estão em Pequim a competir como "Comité Olímpico Russo", porque a Rússia foi banida devido a um enorme esquema de ’doping’ patrocinado pelo Estado nos Jogos Olímpicos de Inverno em Sotchi (Rússia) de 2014.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project