"É inaceitável isto que aconteceu no parlamento do Kosovo e o uso da violência tem de ser punido", reagiu o presidente parlamentar Glauk Konjufca ao suspender por duas horas a sessão.
Na véspera Kurti tinha anunciado o acordo com a UE-União Europeia para reduzir a presença das forças da ordem no norte do país, bem como outras medidas para desescalar as tensões. A NATO queixara-se de que 93 dos seus soldados da missão pacificadora tinham sido feridos em confrontos com manifestantes sérvios, no dia 29 de maio. Os médicos do norte kosovar confirmaram também que houve 52 feridos entre os sérvios, alguns deles com lesões mais sérias.
O acordo anunciado em sede parlamentar aqueceu os três dias de debate e o desfecho na quinta-feira foi mesmo físico com o dirigente da maioria sérvia nortenha a atingir o primeiro-ministro bósnio.
A oposição kosovar de há muito vem acusando o primeiro-ministro nacionalista Albin Kurti de estar a lançar "pólvora nas relações com os sérvios" para agradar aos aliados ocidentais — os Estados Unidos e a União Europeia .
Os confrontos no norte kosovar intensificaram-se nos meses mais recentes, desde que os autarcas de etnia albanesa, eleitos nas autárquicas de abril —boicotadas pelos sérvios — entraram em funções.
Os sérvios exigem a implementação de um acordo assinado há dez anos, com vista a dar mais autonomia aos cerca de cinco por cento de sérvios na região em que os de etnia albanesa constituem 90% da população do Kosovo.
O vídeo que viralizou na quinta-feira mostra o momento em que o deputado da oposição se aproxima do chefe do governo. Veem-se de seguida deputados da situação e da oposição no puxa-puxa, um empurrão aqui, outro ali.
O primeiro-ministro é mantido à parte quer dos guarda-costas quer dos seus deputados. A intervenção da polícia tardava entretanto, nesse terceiro dia após divulgado o áudio da discórdia entre um membro do governo de Albin Kurti e um dirigente da maioria sérvia.
Fontes: BBC/Reuters/DW.de/Le Monde/... Fotos: Albin Kurti no púlpito discursava sobre a pacificação entre bósnios e sérvios.