MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

La Palma: 1ª vítima mortal em 55 dias de erupção vulcânica 14 Novembro 2021

Um integrante duma equipa de voluntários morreu na sexta-feira 12, numa queda quando limpava as cinzas do telhado da sua casa, que colapsou na aldeia de Corazoncillo, no município de El Paso. O homem de 72 anos tinha sido autorizado a regressar ao fim de quase dois meses. Desde setembro que o vulcão Cumbre Vieja, na ilha canarina de La Palma está em erupção.

La Palma: 1ª vítima mortal em 55 dias de erupção vulcânica

A equipa de dez pessoas entrou na aldeia na sexta-feira, para limpar as cinzas deixadas pelas erupções que tiveram lugar nos últimos dois meses no município de El Paso.

Foi ao retirarem-se que o grupo se apercebeu que faltava um deles. Segundo os primeiros dados, o homem foi encontrado sob os escombros do teto colapsado sob o peso das cinzas vulcânicas.

Além desta primeira perda de vida, a erupção causou danos em milhares de infraestruturas, edifícios — escolas, unidades de cuidados de saúde, escolas —, veículos, agricultura e meio ambiente.

Mais um mês

A erupção vulcânica em Cumbre Vieja, a montanha de mais de três mil metros do nosso mais próximo vizinho do arquipélago macaronésio, teve início a 19 de setembro e deve segundo previsões, citadas em El País nesse mesmo mês, vir a durar 84 dias.

Fontes: EFE/ABC.es/TVE. Relacionado: La Palma: Cone principal do vulcão colapsou sábado — 10 mil pessoas resgatadas a tempo, 27.set.021;Casa escapa à lava "por milagre"— Erupção em La Palma irá durar meses, afetará países vizinhos, 23.set.021.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project