REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

La Palma: Cone principal do vulcão colapsou sábado — 10 mil pessoas resgatadas 27 Setembro 2021

O cone principal do vulcão Cumbre Vieja colapsou este sábado, confirmou a porta-voz do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias e diretora do IGN-Instituto Geográfico Nacional na ilha. As autoridades da ilha desde sexta-feira tinham começado a retirar a população das áreas vulneráveis.

La Palma: Cone principal do vulcão colapsou sábado — 10 mil pessoas resgatadas

Esta sexta-feira, a hipótese do colapso total ou parcial do cone eruptivo tornou-se mais forte quando, cerca das 13 horas, aumentou a atividade sísmica para níveis ainda não atingidos.

O cone principal do vulcão Cumbre Vieja não suportou o próprio peso e colapsou. O comité de crise diz tratar-se de um "fenómeno normal" e pede tranquilidade a quem observa, de coração nas mãos.

As autoridades iniciaram a retirada das pessoas de localidades onde se prevê que a lava vai avançar. Em três bairros de La Palma cerca de 160 pessoas foram retiradas das suas casas como medida preventiva. A maior parte delas foram acolhidas por familiares, de acordo com informação avançada pelo online El Diario. As restantes foram alojadas em unidades hoteleiras.

A caminho das três semanas da erupção em Cumbre Vieja — a montanha de mais de três mil metros do nosso mais próximo vizinho do arquipélago macaronésio — registaram-se mais explosões, o que levou a decretar o confinamento obrigatório devido "à nuvem de cinzas e gases tóxicos".

Cabo Verde não será afetado

Foi a 11 deste mês que se deu mais este fenómeno inédito que segundo previsões, citadas em El País, pode vir a durar 84 dias. Portugal, como um dos países vizinhos, começa a preparar-se: prevê-se que as colunas de fumo que avançam irão afetar o território algarvio.

Fontes: El País/El Diario/...Fotos: Drone fotografou o momento em que o cone colapsou. No centro da ilha de La Palma perspetiva sobre o cone de Cumbre Vieja colapsado no sábado. A casa salva-se ’in extremis’ de ser engolida pela lava que já destruiu mais de trezentas casas próximas. O fotógrafo Alfonso Escalero captou esta impactante fotografia na terça-feira, 21. A casa cercada pelo rasto ainda fumegante da lava.


Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project