MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Lavinia deu à luz no avião para Havai e "não sabia que estava grávida" 05 Maio 2021

Raymon Kaimana Wade Kobe Lavaki Mounga nasceu prematuro, dentro de um avião a sobrevoar o Oceano Pacífico rumo ao Havai, na quarta-feira, 28. Foi de repente, a meio do voo de sete horas entre as capitais do Utah e Havai, que Lavinia sentiu as dores do parto e "não sabia que estava grávida". A sua sorte foi que entre os passageiros estavam um médico e três enfermeiras especialistas de terapia neonatal.

Lavinia deu à luz no avião para Havai e

"Estávamos a meio do voo e ouvimos alguém a pedir ajuda", conta uma das enfermeiras à televisão ABC que estava nesse voo entre Salt Lake City e Honolulu, a capital do Estado mais ocidental dos EUA.

"Fui ver o que se passava e vi alguém a segurar um recém-nascido nas mãos, muito pequenino", contou Lani Bamfield, uma das três enfermeiras de terapia intensiva neonatal do North Kansas City Hospital.

Uma formação providencial para o bebé prematuro que precisou de cuidados emergenciais: "Ele não respirava, não gritou. Tivemos de o ressuscitar".

Bamfield e as outras duas enfermeiras cuidaram de Raymon e da mãe durante mais de três horas e só quando o avião ia aterrar "o bebé deu o seu primeiro grito", contam.

Ao pousarem em Honolulu, mãe e filho já tinham à espera uma equipa médica que os levou para a maternidade local, Kapiolani Medical Center for Women & Children.

"Não sei como é que uma paciente entra em trabalho de parto e tem a sorte de apanhar três enfermeiras de terapia intensiva neonatal a bordo no mesmo voo", espanta-se Dale Glenn, o médico de família sediado em Oahu, a mesma ilha da capital, e que se encontrava a bordo.

Mais espantada ficou a mãe

Lavinia Mounga, de 39 anos, falou à ABC da surpresa que foi o nascimento do filho. Ela tinha programado a viagem com onze pessoas da mesma família e, garante, não sabia que estava grávida. "Entrei no lavabo do avião e entrei em trabalho de parto".

"Este maroto apareceu-me assim, vindo de surpresa quando eu nem sabia que estava grávida!"

Será?!

Bebé na incubadora

Uma semana depois, a mãe teve alta e o bebé está bem mas continua internado na unidade para os prematuros.

Fontes: ABC News. Foto (Delta Airlines): Um passageiro clandestino de 29 semanas no ventre de Lavinia Mounga, residente em Utah e que a 28 de abril ia de férias para Honolulu, Havai.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project