NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Led Zeppelin ganha em tribunal aos Spirit — Alegado plágio em "Stairway for Heaven" 08 Outubro 2020

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos mandou arquivar o caso de alegado plágio em "Stairway for Heaven" da banda britânica Led Zeppelin. A banda Spirit queixou-se em 2014 de que era sua a entrada instrumental da famosa canção composta em 1971.

Led Zeppelin ganha em tribunal aos Spirit — Alegado plágio em

Em 2014 teve um resultado imprevisto o encontro em 1971 da banda americana Spirit liderada por Randy Wolfe e da britânica liderada por Jimmy Page — que nos anos de 1979 superou a fama dos Beatles na década anterior.

Os herdeiros de Randy Wolfe processaram os Led Zeppelin por plágio, alegando que a abertura instrumental de "Stairway for Heaven", a mais famosa canção dos britânicos, era a mesma que os Spirit tinham tocado nesse ano de 1971, em que a banda britânica fazia a sua estreia nos Estados Unidos.

Testemunhos de diversos peritos, pró-acusação e pró-defesa, sucederam-se nos tribunais americanos. Sentença pós sentença, recurso pós recurso, o caso chegou ao fim, seis anos depois, no Supremo

A sentença dada pelo Supremo é já considerada "histórica" e espera-se que dissuasora para os queixosos abusivos que pululam no universo da música rock ’n roll e similares em popularidade.

Fontes: BBC/Guardian/DW. Fotos (Wikipedia): A banda Led Zeppelin formada por: o guitarrista Jimmy Paige, o baterista John Bonham (m.1980), o baixista John Paul Jones e o vocalista Robert Plant (da esqª para a d.ta). Homenageados por Obama em 2012.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project