ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Legislativas 2020/Santiago Sul: PAICV apela para mudança porque «Kabu Verde ka sta dretu» 26 Mar�o 2021

«Kabu Verde ka sta dretu/Cabo Verde não está bem!» Foi com esta máxima, repetida, em
uníssono e por várias vezes pelos presentes, que o PAICV procedeu, na noite desta quinta-feira, na Praça Alexandre Albuquerque, na Praia, à apresentação pública dos seus 19 candidatos a deputadas às legislativas deste ano. Janira Hopffer Almada, presidente do partido que também lidera a lista pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, apelou ao público presente no ato, constituído sobretudo por jovens, a trabalharem fortemente no terreno para protagonizarem a mudança política com a vitória de «Cabo Verde para Todos» no dia 18 de Abril, repetindo a proeza conseguida nas autárquicas de 25 Outubro de 2020 com a vitória de Francisco Carvalho na Praia, Isaías Varela em São Domingos e Nelson Vaz Moreira na Ribeira Grande de Santiago.

Legislativas 2020/Santiago Sul: PAICV apela para mudança porque «Kabu Verde ka sta dretu»

Retomando o repto «Kabo Verde ka sta dreutu/Responsabilidade é di nos tudo» (Cabo Verde não está bem/Responsabilidade é de todos nós) lançado pelo mandatário nacional Avelino Bonifácio, a líder do PAICV contextualizou que o país passa por uma situação especial, com o monopólio e caos instalados no setor de transportes, com a agricultura abandonada, com as pescas à deriva, com a dívida externa fora do controlo, com a taxa de desemprego a disparar para 20% e com a saúde de luxo face ao agravamento dos seus custos com impacto negativo nas famílias pobres ou com fracos rendimentos. Apontou ainda o aumento da insegurança dos cidadãos com crimes mais complexos, a perda do poder de compra dos funcionários que não beneficiam de aumentos salariais, o setor do ensino desorganizado, entre outros aspectos.

A candidata a Primeira-ministra nas eleições de 18 de Abril lembrou que o atual governo de Ulisses Correia não cumpriu nenhuma das promessas mais importantes que fez : a criação de 45 mil empregos, o crescimento económico de 7%, a resolução dos problemas dos transportes, a construção de infra-estruturas importantes, nomeadamente o aeroporto de Porto Novo de Santo Antão, a via Rápida de Santiago, a conclusão do anel rodoviário do Fogo e o terminal de Cruzeiros em São Vicente.

Com a plataforma alternativa «Cabo Verde para Todos», Janira Hopffer Almada anunciou que, caso venha a ser eleita Primeira-ministra no pleito eleitoral de 18 de Abril, o PAICV vai recapitalizar TACV/CVA e retomar voos domésticos a custos mais baratos, investir para diminuir desigualdades sociais e reformar o sistema de segurança interna, criando a Guarda Republicana que, junto da Polícia Nacional, deverá privilegiar o policiamento de proximidade. Pretende também trabalhar para a inclusão social de todos e não para grupos, apostar num turismo sustentável em conexão com uma nova agricultura e pescas modernas, investir para melhorar e baixar os custos da prestação de serviços nos sectores da saúde, da educação e das Novas Tecnologias de Informação.

A líder do maior partido da oposição aproveitou a ocasião para agradecer o povo de Santiago Sul pelas vitórias alcançadas nas autárquicas de 25 de Outubro do ano passado nos concelhos da Praia, de São Domingos e da Ribeira Grande de Santiago. Janira Hopffer Almada apelou a todos presentes no acto desta quinta-feira a lutarem incansavelmente pela vitória de «Cabo Verde para Todos» no dia 18 de Abril, fazendo o combate político firme e permanente ao partido no governo. Tudo, segundo ela, porque « Kabu Verde ka sta dretu»(Cabo Verde não está bem) e a «responsabilidade é di nos tudo» ( a responsabilidade é de todos nós).

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project