POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Legislativas 2021: “Romeu di Lurdis” encabeça a lista do PTS para círculo de Santiago Sul 17 Fevereiro 2021

O artista Carlos Lopes, popularmente conhecido por “Romeu di Lurdis”, anunciou ,esta quarta-feira, 17, que vai encabeçar a lista do Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) para o círculo eleitoral de Santiago Sul, nas eleições legislativas em Cabo Verde, marcadas para o dia 18 de Abril de 2021.

Legislativas 2021: “Romeu di Lurdis” encabeça a lista do PTS para círculo de Santiago Sul

“Romeu de Lurdis”, que liderou a candidatura da União Trabalho e Amor (LUTA), foi o terceiro candidato mais votado à presidência da Câmara Municipal da Praia, nas eleições autárquicas de 2020, num grupo de oito candidaturas.

Conforme este candidato citado pela Lusa, a intenção era de prosseguir com LUTA nas eleições legislativas e dar o seu contributo na política nacional, mas devido às dificuldades de formalizar o partido no período de menos de seis meses, e pela impossibilidade de grupos de cidadãos avançarem para as legislativas, decidiu abraçar o PTS.

“É claro que houve muitas propostas, mas o nosso objetivo sempre foi de abraçar o partido com o qual nos identificamos e principalmente, um partido que se encontra fora do arco do poder, porque a nossa intenção é que haja representação de mais partidos no Parlamento”, sustentou, citado.

Com o lema “Novos tempos novos caminhos: O povo - a nossa luta”, "Romeu de Lurdis" disse que o PTS quer representar o povo cabo-verdiano e tornar a Assembleia Nacional mais partilhada e mais equilibrada e fazer com as pessoas voltem a acreditar na política.

Sabe-se ainda, que para além de Santiago Sul, o PTS vai apresentar listas de candidatura nas regiões de Santiago Norte e São Vicente e outros círculos eleitorais que o candidato ainda não revelou, sendo que “a meta é eleger deputados para fiscalizar a ação governativa e apresentação de propostas visando a melhoria da qualidade vida das pessoas”.

“Estamos cientes das dificuldades, dos custos, mas estamos cientes também da nossa obrigação de trabalhar e da nossa necessidade de estar no Parlamento para levar a voz das pessoas. Portanto, estamos a almejar uma bancada e vamos trabalhar para isso para que possamos estar bem representados e tenhamos uma voz mais activa e com dignidade”, realçou o estreante candidato às eleiçoes gerais de 18 de Abril.

Recorde-se que nas eleições autárquicas, realizadas a 25 de Outubro de 2020, LUTA, força que Romeu di Lurdis liderou no concelho da Praia, conquistou 866 votos para Assembleia Municipal e 790 para a Câmara, tendo ficado à frente da UCID e do Partido Popular (PP) e todas as outras candidaturas independentes.

Ainda segundo a nossa fonte referida, as sétimas eleições legislativas realizadas em Cabo Verde para eleição dos 72 deputados que integram a Assembleia Nacional estão marcadas para o dia 18 de Abril, e vão decorrer em 13 círculos eleitorais, sendo 10 no país e três no estrangeiro - Africa, Europa e América.

A apresentação das candidaturas nos respetivos círculos eleitorais, perante o juiz da comarca deve acontecer entre 27 de Fevereiro e 09 de Março de 2021, devendo a verificação da regularidade do processo, autenticidade dos documentos que integram e a elegibilidade dos candidatos pelo magistrado judicial acontecer até ao dia 12 de Março, ou seja, três dias após apresentação das listas candidatas. “A campanha eleitoral decorre das zero horas do dia 01 de Abril até 24:00 horas de 16 de Abril”, escreve a Inforpress.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project