SOCIAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Lema do Dia Mundial de Doação do Leite Humano sugere que doação não seja suspensa devido à pandemia 19 Maio 2021

"Doação do leite humano: pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz” é o lema deste ano para o Dia Mundial da Doação do Leite Humano que sugere que a doação não seja suspensa devido à pandemia.

Lema do Dia Mundial de Doação do Leite Humano sugere que doação não seja suspensa devido à pandemia

Segundo escreve a Inforpress, a consideração é da coordenadora do Programa Nacional de Nutrição em Cabo Verde, Irina Spencer, que indicou que com a pandemia da covid-19 muitas mulheres ficaram apreensivas em manter o aleitamento e a também sair para fazer as doações nos bancos de leite humano, impactando nas doações.

Em Cabo Verde conforme adiantou houve uma redução na ordem dos 36 por cento (%) no número de doadoras e, consequentemente, a redução do volume de leite colectado pelo Banco de Leite Humano do Hospital Agostinho Neto.

Conforme precisou, no único banco de leite humano de Cabo Verde o número de doadoras passou de 414 doadoras em 2019 para 264 em 2020, e o volume do leite colectado caiu dos 593 litros em 2019 para 491 em 2020, cita Inforpress.

Contudo, informou que foi realizada uma campanha de sensibilização voltada, não só, para as mães como para toda a família no sentido de continuarem a fazer a doação em tempos de covid-19 com a garantia de segurança.

“Antes da covid-19 havia todos os cuidados que eram respeitados e com a covid-19, claro, esses cuidados foram redobrados”, disse indicando que apesar da redução do número de doadoras não houve, em nenhum momento, nenhuma ruptura de estoque de leite humano em Cabo Verde.

Irina Spencer frisou que um dos principais objectivos do Dia Mundial de Doação do leite humano é sensibilizar as mães com excesso de produção de leite para a doação, uma sensibilização que fica ainda muito reforçada em tempos de pandemia.

“A pandemia trouxe mudanças, mas a doação de cada gota de leite de uma mãe que tem excesso de produção de leite traz esperança de vida aos nossos recém-nascidos. Daí o lema ‘Doação do leite humano: pandemia trouxe mudanças, a sua doação traz esperança”, sustentou.

Segundo a mesma fonte, a coordenadora do Programa Nacional de Nutrição aproveitou para apelar àquelas que estejam com excesso de produção de leite que entrem em contacto com o Banco de Leite Humano através do número telefone 333 76 12, que serão atendidas directamente pelas técnicas do Banco de Leite no Hospital Agostinho Neto.

Igualmente apelou a toda a sociedade que faça a doação de frascos de vidro com tampas de plástico que são utilizados para o armazenamento e a pasteurização do leite.

Neste ano, avança a mesma fonte, devido à situação de calamidade por causa da situação epidemiológica, as actividades programadas para assinalar a efeméride são apenas actividades de comunicação.

O Dia Mundial da Doação do Leite Humano é assinalado a 19 de Maio e é uma iniciativa para a protecção e promoção do aleitamento materno, voltada para a sensibilização da sociedade para a importância da doação de leite humano.

A data foi instituída durante o V Congresso Brasileiro de Bancos de Leite Humano e o I Fórum de Cooperação Internacional em Bancos de Leite Humano, realizados de 28 a 30 de Setembro de 2010, em Brasília.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project