INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Lesotho: 2 em 3 a favor de regime monárquico em detrimento da democracia parlamentar 09 Julho 2020

Dois em cada três cidadãos do Lesotho manifestaram-se a favor do regime monárquico sem democracia parlamentar, segundo os resultados duma sondagem da ’Afrobarometer’ divulgada hoje (4ªfª, 8) em Maseru, a capital lesothiana.

"Uma das novidades da última sondagem é que 66 por cento dos Basotho querem ver abolidas as eleições e também o fim do parlamento, para que o Rei possa governar país", lê-se no relatório do Afrobarometer, o instituto de sondagens panafricano.

O comunicado do Afrobarometer destaca que o resultado está em sintonia com outra sondagem, de 2017, em que 75 por cento defendiam mais poderes para o Rei. A justificação era que as atuais instituições não têm conseguido resolver os problemas a nível económico, social, político.

Jovens pela monarquia

"O regime monárquico é muito popular entre o estrato mais jovem, com setenta e um por cento". Segue-se a camada feminina, "com setenta por cento". E "tem setenta por cento entre os que afirmam não ter partido".

Os inquiridos tinham a escolher entre cinco alternativas: regime monárquico (sem parlamento), democracia, monopartidarismo, regime militar, e mais poderes ao primeiro-ministro.

Estes resultados explicam-se, segundo politólogos pela "instabilidade política constante", incluindo "colapsos dos governos", o que obrigou a três eleições legislativas em cinco anos (2012 - 2017) e a "desestabilização das instituições governamentais".

Economia piorou

"Quase três-quartos (74%) dos inquiridos classificaram o estado da economia como medíocre ou mau. Quase dois-terços (63 %) responderam que a economia lestothiana piorou nos últimos doze meses.

Este resultado é quase o dobro da sondagem anterior, de 2017 em que apenas 47 por centro tinham uma perspetiva negativa da economia.

..

Fontes: Lesotho Times /Site Afrobarometer. . Foto: Rei Letsie III.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project