INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Líbano em crise: Tribunal anula processo de suspeito de assassínio de ex-PM Hariri — Governador do Banco Central investigado em França 12 Junho 2021

O tribunal de Beirute que anulou o processo ao suspeito de assassínio do primeiro-ministro Rafic Hariri justificou a decisão com a falta de financiamentos, num país em descalabro.

Líbano em crise: Tribunal anula processo de suspeito de assassínio de ex-PM Hariri — Governador do Banco Central investigado em França

O governador do Banco Central do Líbano, Riad Salamé, está a ser investigado em França, após denúncias apresentadas por uma ONG e a fundação suíça Accountability Now.

A ONG Sherpa juntamente com um grupo de depositantes libaneses acionou a justiça alegando que o importante património que o poderoso Salamé detém em França e Suíça resulta de uma atividade criminosa de "lavagem de capitais", em "associação de malfeitores" que integra membros da família: o irmão Raja, o filho Nadi, o sobrinho, uma colaboradora do BCL, Marianne Hoayek.

Os queixosos requerem que a justiça esclareça "a fuga massiva de capitais libaneses" desde finais de 2019, "a aquisição de patrimónios imobilários luxuosos de valor desproportconado em relação aos rendimentos das pessoas visadas". As duas associações requerem ainda que sejam responsabilizados os "intermediários financeiros", que incluem paraísos fiscais e testas de ferro.

Mais de dois mil milhões de dólares

O valor multimilionário é representado por bens colocados em vários países europeus. No Luxemburgo, atinge o montante de 94 milhões de dólares em 2018", segundo o processo consultado pelo Le Monde. Este diário parisiense esclarece que as revelações resultam da investigação de sites como o libanês Daraj.com e do OCCRP-Projeto Investigação do Crime Organizado e Corrupção.

Riad Salamé contesta os montantes. Segundo ele, os "bens pessoais atingem 23 milhões de dólares em 1993 quando ocupou o cargo no BCL. O crescimento patrimonial, explica Salamé, resulta de investimentos "realizados de acordo com as suas funções no BCL.
— -

Fontes: Le Monde/ Reuters/. Relacionado: Líbano: Presidente muda discurso e admite "intervenção estrangeira com míssil ou bomba" na dupla explosão — Petição por tutela francesa, 09.ago.020; Líbano recebe vasta solidariedade até para tratar feridos em hospitais de Israel — Trump apressa-se em falar de atentado, 05.ago.020; Domingo de protesto no Líbano em descalabro — PM Hariri e dinheiro offshore: 16 ME que deu a modelo sul-africana, 05.out.019; Fotos (Le Monde): Líbano em descalabro, catástrofe humanitária.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project