INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Líbia: MNE suspensa após entrevista em que admite colaborar com EUA na extradição de suspeito no atentado de 1988 08 Novembro 2021

A ministra Najla El-Mangoush (foto) esteve na BBC e falou sobre temas divisivos, um dos quais a extradição do fabricante da bomba utilizada no atentado de 1988. O conselho presidencial decidiu a sua suspensão por catorze dias enquanto decorre um inquérito. Mas o governo está contra e ela está em funções como mostra a sua presença em Paris na sexta-feira 12 para "uma conferência decisiva sobre a Líbia".

Líbia: MNE suspensa após entrevista em que admite colaborar com EUA na extradição de  suspeito no atentado de 1988

O primeiro-ministro Abdelhamid Dbeibah diz em defesa da titular dos Negócios Estrangeiros que "o trabalho de Najla al-Mangoush é altamente apreciado e deve continuar nas suas funções".

O chefe de governo destacou ainda que é ao primeiro-ministro que cabe nomear ou cessar essas funções.

Os Estados Unidos querem ver no banco dos réus Abou Agila Mohamed Massoud, um dos fabricantes da bomba no atentado de Lockerbie, Escócia. No bombardeamento do avião da Pan AM há trinta e três anos morreram duzentas e setenta pessoas, na maioria cidadãos dos Estados Unidos e britânicos.

O poder na Líbia está dividido: o conselho presidencial está contra enquanto o governo afirma concordar — como mostrou na sexta-feira, 5, a ministra Najla El-Mangoush entrevistada pela BBC.

Najla El-Mangoush disse que o tema está a avançar e que o governo líbio "é muito sensível à tristeza e sofrimento das famílias das vítimas".

A controversa suspensão da ministra da Diplomacia surge num momento sensível: a um mês das eleições — legislativas e presidencial de dezembro — e poucos dias antes duma "conferência internacional decisiva sobre a Líbia" a realizar na próxima sexta-feira em Paris.

Fontes: BBC/Le Monde/Al Jazeera. Relacionado: Líbia: Rebeldes aproximam-se da capital — Governo versus Haftar versus ISIS; 17.mai.019; Líbia: Mais de 40 morrem em raid aéreo sobre Trípoli— Governo acusa rebeldes de Haftar, 04.jul.019; Cimeira de Berlim concluiu sem solução clara para crise na Líbia, 22.jan.020.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project