POLÍTICA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Líder da JpD diz que não se deve temer a mobilidade de mão-de-obra jovem para o exterior 12 Outubro 2022

O presidente da Juventude do Movimento para Democracia (JpD), Vander Gomes, defendeu hoje que não se deve temer a mobilidade da mão-de-obra jovem para o exterior, mas preparar jovens cabo-verdianos para competirem a nível global.

Líder da JpD diz que não se deve temer a mobilidade de mão-de-obra jovem para o exterior

Não devemos temer a mobilidade, as pessoas estão sempre à procura de melhores condições. Não devemos negar que as pessoas também querem se sentir bem, querem ter oportunidades. Se o mercado lá fora está a oferecer melhores condições, não devemos ter medo de lhes dar essa oportunidade”, disse, segundo a Inforpress, o dirigente juvenil em conferência de imprensa na Cidade da Praia.

Ainda na mesma comunicação, Vander Gomes ressaltou que com a saída desses quadros, novos quadros irão entrar, que são novas oportunidades para os jovens que se encontram em situação de desemprego e que, por isso, há que se aplaudir a mobilidade.

Acredito que estamos a preparar para criar condições para que os nossos jovens não tenham necessidade desta mobilidade. Faz parte do processo, leva o seu tempo, somos países relativamente jovem com a nossas debilidades em termos financeiros e que veio a agravar agora com a pandemia e a boa parte do que é a nossa produção vem turismo que está, de facto, a reatar aos poucos, portanto temos que ver esta necessidade como uma oportunidade”, afirmou.

O líder da JpD disse ainda que deve-se criar condições para que os jovens cabo-verdianos possam competir à escala internacional.

Hoje em dia qualquer jovem já não compete apenas com cabo-verdianos, deve competir com qualquer jovem de outro país, então o sistema deve ser voltado para capacitação e preparação desses jovens para estarem a competir à escala internacional”, defendeu segundo a fonte deste jornal.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project