ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Líder da oposição visita EUA: Janira Hopffer Almada vai abordar os desafios mundiais e da África na reunião da Internacional Socialista 22 Setembro 2018

A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) deixou, hoje, 21, a cidade da Praia, rumo aos Estados Unidos da América. Numa visita de cinco dias às terras do Tio Sam, Janira Hopffer Almada tem como ponto alto da sua agenda a participação na reunião anual do Presídium da Internacional Socialista (IS). Enquanto uma das vices presidentes desta que é considerada a organização mundial que reúne maior número de partidos da Esquerda, Janira vai intervir para sobretudo abordar os desafios actuais do mundo e do continente africano em particular. O programa da visita da líder do maior partido da oposição inclui ainda encontros e visitas com as estruturas do mesmo partido e a vasta comunidade cabo-verdiana radicada na zona da Nova Inglaterra.

Líder da oposição visita EUA: Janira Hopffer Almada vai abordar os desafios mundiais e da África  na reunião da Internacional Socialista

A presidente do PAICV começa, a partir desta sexta-feira, uma ofensiva Política aos Estados Unidos da América. O momento alto da visita é a sua participação, no dia 27 de Setembro, em Nova Iorque, na Reunião do Presídium da Internacional Socialista. Um encontro, que acontece paralelamente à sessão anual da Assembleia Geral das Nações Unidas, onde os líderes da família da IS vão debater as questões quentes da actualidade mundial.

Alinhada com essa perspectiva, a presidente do PAICV, que é também uma das vices presidentes da Internacional Socialista, vai intervir nesse encontro, focando a sua atenção nos desafios do mundo actual e do continente africano. «Nesta Magna Assembleia do IS, JHA discorrerá, de entre outros assuntos, sobre a situação internacional e os desafios existentes no mundo actual, em geral, e sobre o Continente Africano, em especial, as prioridades do sistema de segurança, maxime a nível da nossa Sub-Região, as ameaças aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, e, ainda, sobre as formas de reforço das funções da sociedade global nesses tempos difíceis», anuncia em comunicado a oposição.

Encontros com emigrantes e estruturas do partido

Durante a sua estada nos EUA, JHA vai cumprir um vasto programa de contactos com a comunidade emigrada e estruturas do PAICV na Nova Inglaterra. «Essa deslocação, que contemplará as cidades de Boston e Brockton e o estado Rhode Island, onde residem uma expressiva comunidade cabo-verdiana, insere-se no programa “OUVIR CABO VERDE”, dentro e fora do país. Isto na perspectiva de promover uma ampla auscultação dos cabo-verdianos, para reforçar o papel do PAICV, enquanto principal Partido da Oposição, com responsabilidades na governação do país, e melhorar a fiscalização, com apresentação de propostas alternativas de governação, num momento em que o actual Governo dá sinais claros de algum desnorte na definição de medidas de política para a Nação», fundamenta o mesmo partido.

Conforme a mesma fonte, da agenda de trabalhos da Líder Tambarina fazem parte encontros com a comunidade cabo-verdiana nas Cidades de Boston, Brockton, Rhode Island, e de outras Cidades vizinhas, com presença de cabo-verdianos. Tudo com «o intuito de debruçar sobre assuntos relativos à situação actual do País, marcada por ataques permanentes ao Estado de Direito Democrático, por dificuldades crescentes em matéria de educação, de saúde e de segurança, com absoluto abandono do mundo rural (que tem um grande número de famílias carenciadas), o aumento das desigualdades sociais, e, ainda, questões que afectam particularmente os emigrantes, nomeadamente a dos transportes, a ausência de medidas de política para a Diáspora cabo-verdiana, a burocracia crescente, e a falta de incentivos ao investimento emigrante».

A líder da oposição terá, por outro lado, encontros com algumas entidades, de entre as quais se destacam o Mayor de Brockton e a Equipa Reitoral da Universidade de Massachusetts, onde também aproveitará para contactar jovens cabo-verdianos a estudar naquele instituição de Ensino.

Durante a sua estadia aos EUA, JHA estará, igualmente, reunida com as estruturas partidárias e com os militantes tambarinas e presidirá a Conferência que promoverá a eleição do novo Conselho de Sector de Rhode Island.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project