ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Líder da oposição visita Mindelo: JHA centra agenda nas promessas eleitorais não cumpridas e denuncias de alegadas irregularidades no concurso de concessão do serviço de transporte de passageiros e cargas 06 Novembro 2018

A líder do maior partido da oposição inicia, esta terça-feira, uma vista de trabalho de dois dias à Ilha de São Vicente. Janira Hopffer Almada tem na agenda alguns dossiês quentes da vida política nacional como denúncias de armadores da marinha mercante sobre indícios de irregularidades graves no concurso público internacional realizado pelo governo para a Concessão do Serviço Público de Transporte de Passageiros e Cargas Inter-lhas e promessas eleitorais de Ulisses Correia para a ilha do Porto Grande não cumpridas.

Líder da oposição visita Mindelo: JHA centra agenda nas promessas eleitorais não cumpridas e denuncias de alegadas irregularidades no concurso de concessão do serviço de transporte de passageiros e cargas

Em nota, o PAICV informa que, no período de manhã, às 10 horas, a Líder do partido tem programado um encontro com os membros da Associação Cabo-verdiana dos Armadores da Marinha Mercante (ACAMM). Uma reunião que surge «numa altura em que existem indícios de graves irregularidades sobre o concurso para a Concessão do Serviço Público de Passageiros e Carga Inter-Ilhas», ganho pelo grupo português Transinsular.

«Aliás, na ocasião, o PAICV chegou a acusar o Governo de ter feito uma adjudicação direta, em claro prejuízo dos armadores nacionais, uma vez que, a Transinsular não preencheu os requisitos iniciais que exigia a afetação de uma frota de cinco navios, além da agravante de um dos antigos elementos do júri do concurso ser, agora, representante do grupo vencedor», refere o documento.

A mesma fonte lembra que ACAMM considerou, por seu turno, que a concessão da exploração dos transportes marítimos inter-ilhas, em regime de monopólio por 20 anos, é inconstitucional e lesivo aos interesses nacionais, para além de implicar o despedimento imediato de centenas de trabalhadores.

«Durante a sua estadia na Ilha do Monte Cara, Janira Hopffer Almada terá ainda encontros com organizações da sociedade civil, na proximidade do debate de mais um Orçamento de Estado. Isto para aferir do grau de implementação das promessas eleitorais, bem como, com responsáveis do Partido, a nível Local e Regional, no intuito inteirar-se do estado de organização do PAICV na Ilha», conclui a fonte referida.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project