LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Líder religioso detido no norte de Moçambique por impedir fiéis de recorrerem a serviços públicos 26 Outubro 2022

Um líder religioso e dois seguidores foram detidos pela polícia moçambicana na província de Nampula, norte do país, por instigarem os fiéis a não procurarem serviços públicos, disse hoje à Lusa a corporação.

Líder religioso detido no norte de Moçambique por impedir fiéis de recorrerem a serviços públicos

Conforme a Lusa , Zacarias Nacute, porta-voz da polícia em Nampula, avançou que o líder religioso e os seus seguidores desencorajavam os crentes da seita de não procurarem assistência médica, não ir a escola e a repartições públicas.

“De acordo com as denúncias que chegaram à polícia, eles [os líderes e os seguidores] não reconhecem o Governo e dizem que deixam tudo nas mãos de Jesus”, afirmou Nacute.

Trata-se de uma seita denominada “refúgio em Jesus” e que está instalada no distrito de Rapale, acrescentou.

O porta-voz declarou que a polícia levou os visados para um posto policial local para interrogatório, mas acabaram detidos depois de provocarem uma “confusão”.

De acordo com a mesma fonte, Zacarias Nacute adiantou que as autoridades policiais remeteram ao Ministério Público autos com a indiciação de crime de desobediência pública, contra o líder religioso e os seguidores.

Em Moçambique, são recorrentes relatos de seitas que proíbem os seus fiéis de terem contacto com as autoridades do Estado e serviços públicos, incluindo a não adesão a campanhas de vacinação contra doenças.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project