ACTUALIDADE

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Supostas Ligações nebulosas de Carlos Veiga é tema de uma Carta-aberta 11 Outubro 2021

Uma Carta-aberta, assinada por estudiosos e académicos em Cabo Verde, EUA e Portugal, foi endereçada a Carlos Veiga e às autoridades cabo-verdianas, chamando a atenção da Nação Global sobre as supostas ligações do candidato presidencial, apoiado pelo MpD e pelo Governo, aos partidos xenófobos e racistas nos EUA e em Portugal.

Por Nadine Correia

Supostas Ligações nebulosas de Carlos Veiga é tema de uma Carta-aberta

Para os subscritores da Carta-aberta ( https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT110232 ), a propalada ligação à extrema-direita portuguesa por Carlos Veiga, ainda que indireta, representa um perigo muito grande, em particular para os fragmentos diasporizados da Nação cabo-verdiana que, na imigração na Europa e nos EUA, têm de conviver diariamente com a chamada direita radical. Refutam a ideia de um potencial Presidente da República de Cabo Verde poder ter relações de cumplicidade com o extremismo de que os imigrantes cabo-verdianos e os seus descendentes não estão imunes, como os linchamentos que levaram à morte de Alcindo Monteiro, em junho de 1995, e Giovani Rodrigues, em Bragança, e Willy Duarte, em Roma, ambos no ano passado.

As alegadas ligações entre o Chega de Ventura e o poder instituído em Cabo Verde passaram também pelo solo norte-americano, através de um empresário português, César de Paços. A partir do então embaixador de Cabo Verde em Washington, Carlos Veiga, formulou-se (e passos foram tomados para implementar) uma alegada aliança profana Chega-Cabo Verde, com a nomeação de um dos seus supstos financiadores para Cônsul Honorário de Cabo Verde no estado da Florida, EUA. As ligações Carlos Veiga-César de Paços e entre este e o partido Chega já foram alvo de uma investigação (SIC) jornalística profunda e cristalina e com recurso a evidências.

Quando explodiu o alegado escândalo de César de Paços, financiador de André Ventura e ao que tudo indica “de um certo candidato presidencial em Cabo Verde”, algo que levou à demissão de Luís Filipe Tavares do cargo de Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa, Carlos Veiga teria afirmado “E qual é o problema? (…) Nós não tínhamos informação sobre isso, e nem tínhamos que ter informação sobre isso. Não é um critério de escolha, quando tu queres alguém que te atraia investimentos.” “Penso que não haja nenhum problema com isso, nenhum problema com essa nomeação. Não estou a ver!”

Entretanto, há indícios e provas contundentes do envolvimento direto de Carlos Veiga na missão de André de Paços a Cabo Verde, assim como da sua recepção do Estado no Palácio do Governo, capitaneada por Fernando Elísio Freire, Luís Filipe Tavares e por ele próprio, sendo evidente que uma advogada do Gabinete Carlos Veiga Advogados & Associados estivesse presumivelmente envolvida em tramitação de um automóvel de luxo para “aconchegar” a simpatia do empresário luso-americano e mecenas dos partidos da direita radical.

Os subscritores da petição, em jeito de Carta-aberta, solicitam a quem de direito, uma cabal e inequívoca clarificação documentada à Nação cabo-verdiana de todas as acusações nesse sentido que têm vindo a ser feitas, antes da realização das eleições presidenciais, previstas para o dia 17 de outubro de 2021.

No debate de ontem, dia 10, na RTC, o candidato presidencial José Maria Neves referiu diversas vezes à necessidade de esclarecimento do candidato Carlos Veiga sobre as suas supostas ligações à extrema-direita, mas este, ciente de mais escândalo ainda por despoletar, desviou sistematicamente de abordar a questão. Uma não questão, mas que acontece na calada, inclusive nas salas do Palácio do Governo.
...
Foto: FERNANDO ELÍSIO FREIRE A DIRIGIR REUNIÃO COM FIGURAS DA EXTREMA DIREITA (NA FOTO, CÉSAR DE PAÇO, CARLOS VEIGA, MILITANTES DO CHEGA E DO MPD), NO PALÁCIO DO GOVERNO.

Link Petião Pública: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT110232

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project