EXPOSIÇÕES

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Lisboa: Centro Cultural de Cabo Verde acolhe a exposição ”Rabiskadu XXIII” do artista cabo-verdiano GregP 18 Janeiro 2023

A inauguração da exposição “Rabiskadu XXIII” acontece dia 20 de janeiro no Centro Cultural de Cabo Verde (CCCV) em Portugal, pelas 18h.

 Lisboa: Centro Cultural de Cabo Verde acolhe a exposição ”Rabiskadu XXIII” do artista cabo-verdiano GregP

A noite será abrilhantada por um recital de piano protagonizado por GregP, nome artístico de Pedro Gregório Lopes, cujo talento se expande também na música, conforme avança a nossa fonte.

A exposição Rabiskadu_XXIII é parte de uma série de exposições intituladas "Rabisku", que apresenta uma coleção de nove quadros do referido artista.

As obras em exposição foram criadas com diferentes técnicas, como aguarela, lápis, pastel e óleo, e são apresentadas em diferentes suportes, como papel, tela e contraplacado. Cada quadro tem uma temática diferente e reflete a visão artística única de GregP, que combina elementos da sua vida e experiência como arquiteto com a sua paixão pela pintura”, explica a fonte.

A exposição inclui obras como EXPLODE, aguarela sobre papel, de 2009, que traz uma explosão de cores e formas; SELLIN, aguarela sobre papel, de 2004, que retrata a vida urbana; BALLET/BORB, pastel sobre papel, de 2019, que destaca a beleza do ballet; FLORESTA, pastel e lápis sobre contraplacado, de 2019, que cria uma atmosfera rica em cor e forma; RINGUE e SALTOS, quadros em pastel sobre papel, de 2009, que exploram a agilidade e o esforço físico de práticas desportivas;
BUBISTA e DEAMBULANDO, quadros em óleo sobre tela, de 2014, que retratam cenas da vida quotidiana; e SONHOS, um óleo sobre contraplacado, de 2019, que mistura elementos oníricos e fantásticos.

Percurso do artista

Segundo a fonte deste jornal, Pedro Gregório Dias Correia Lopes, conhecido no mundo artístico por GregP, é um arquiteto multifacetado nascido em Fajã de Baixo, Ilha de São Nicolau, Cabo Verde, mas desde 1988, ele reside em Berlim, onde trabalha como profissional liberal em seu próprio escritório de arquitetura.

Além de ser um arquiteto experiente e bem-sucedido, Pedro é também um artista plástico e músico talentoso.

Ele acredita que as três artes - arquitetura, pintura e música - estão interligadas e expressam-se através da sua vida quotidiana, criando espaços e conectando-os através de cada cadência, movimento e emoção em cada disciplina.

GregP é um artista que tem uma vivência dupla entre Cabo Verde e Alemanha, o que lhe confere uma perspetiva única sobre o mundo. A sua vivência em dois países tão diferentes influencia a sua arte de forma profunda, criando uma dicotomia entre realidades que se reflete na fluidez e rigor da sua obra. Essa dualidade pode ser vista tanto na sua arquitetura quanto na sua pintura e música” refere a fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project