Agenda Cultural

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Livraria pedro Cardoso lança «Nação e Identidade – A singularidade de Cabo Verde» na Praia 05 Outubro 2018

A Livraria Pedro Cardoso lança, nesta sexta-feira ,5 de Outubro, a obra «Nação e Identidade – A singularidade de Cabo Verde» do professor português João Paulo Madeira, num acto que acontece pelas 18 horas, na sua sede, em Fazenda, Praia.

Livraria pedro Cardoso lança «Nação e Identidade – A singularidade de Cabo Verde» na Praia

Conforme a organização, o livro vai ser apresentado pela escritora Vera Duarte e é resultado de uma tese de doutoramento, apresentada por João Paulo Madeira no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa.

«Esta obra «desseca as raízes profundas da identidade cabo-verdiana a partir de uma abordagem inédita da génese sociológica e linguística do «crioulo» e do seu percurso histórico até a contemporaneidade, ultrapassando o «tradicional» debate sobre a origem e fundamentos culturais de Cabo Verde e dos cabo-verdianos baseado na dicotomia africanistas – europeístas»», refere a editora.

Segundo a mesma fonte, com esta investigação quer-se contribuir para o aprofundamento de um estudo sistematizado sobre a formação da identidade cabo-verdiana e verificar como, efetivamente, se processou a construção da nação crioula.

Sobre o autor da obra

João Paulo Madeira é professor Auxiliar na Universidade de Cabo Verde (Uni-cv) e, doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa (ISCSP). Segundo a editora Pedro Cardoso, Madeira tem cerca de três dezenas de artigos publicados em revistas com arbitragem científica. «Tem como áreas de interesse o problema do desenvolvimento e da construção do Estado e da Nação em África, Relações Internacionais e Estudos da Conjuntura», conclui a editora.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project