MUNDO INSÓLITO

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Livre de cancro ’raro’ — Bebé de meses salva por diagnóstico a tempo, dizem pais 18 Novembro 2020

A bebé Carly-Faith Davis, diagnosticada em maio com Retinoblastoma — um tumor que se formou no olho esquerdo e obrigou a removê-lo por cirurgia —, usa agora uma prótese ocular e foi declarada "livre do cancro". O diagnóstico e tratamento a tempo salvaram-na, dizem os pais que se sentem no dever de consciencializar sobre esse "cancro raro".

Livre de cancro ’raro’ — Bebé de meses salva por diagnóstico a tempo, dizem pais

O pai é Demario Davis, defesa (linebacker) de futebol-americano, atualmente no New Orleans Saints da National Football League, que deseja que o mundo saiba mais sobre o cancro ocular, depois que a filha obteve a cura.

"Sentimo-nos abençoados", expressou. "Sou uma pessoa que vê o mundo como ele é, e nunca tomo as coisas como garantidas", disse o jogador profissional de 31 anos, pai de quatro filhos, a explicar a sua decisão de trazer a público a história da cura da filha mais nova, agora com um ano.

Retinoblastoma é mais comum em crianças

Tem a incidência anual estimada em quatro crianças afetadas por cada milhão e o tratamento na fase inicial permite que mais de 95% cheguem à idade adulta.

Cerca de 80% dos casos afeta crianças com menos de 3 anos, é rara a partir dos seis anos de idade. Representa 3% dos tumores diagnosticados em menores de quinze anos.

O tumor pode ter início em um (unilateral) ou em ambos os olhos (bilateral). O sinal mais comum e visível do retinoblastoma é uma aparência anormal da retina, vista como um corpo branco através da pupila (leucocoria), também conhecido como "olho de gato", segundo a literatura médica.

Outros sintomas incluem a deterioração da visão, conjuntivite, glaucoma e estrabismo.

Fontes: TMZ/Literatura médica online.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project