SERÁ NOTÍCIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Livro “Cesária Évora” lançado hoje na Uni-Piaget 26 Abril 2021

O livro intitulado “Cesária évora” de autoria de Elżbieta Sieradzińska, traduzido do polaco para o português por Wlodzimierz Szymaniak, coadjuvado por Manuel Brito-Semedo, considerado como sendo “um tocante biografia de Cize”, vai ser lançado hoje na Universidade Jean Piaget.

Livro “Cesária Évora” lançado hoje na Uni-Piaget

Com este livro, assinala-se o ano de 2021 como aquele dos 80 anos de nascimento da Musa Maior de Cabo Verde, assim como 10 anos do seu falecimento.

“A sua leitura permitirá conhecer Cesária Évora para além das luzes da ribalta, nos bastidores, no dia a dia e na intimidade, uma preciosa contribuição da crítica genética sobre esta grande artista”, lê-se na nota enviada a nossa redação.

Sobre a autora

Elżbieta Sieradzińska é romanista, tradutora do francês, bibliotecária, cantora, compositora e letrista. Desde 2013 dirige a Biblioteca Municipal Pública em Mińsk Mazowiecki.

Membro honorário da associação de escritores do sul de França, Le Félibrige, é autora da biografia da montanhista Wanda Rutkiewicz e tradutora de literatura de montanha. Num determinado ponto da sua vida, conheceu Cesária Évora e a música de Cabo Verde. Por Cesária, ela traiu Provença e as montanhas.

Autora do primeiro guia de Cabo Verde em polaco, tradutora das canções de Cesária Évora para as edições polacas da Sony-BMG dos álbuns “Voz d’Amor” (2003) e “Rogamar” (2006), e de artigos dedicados à música e à cultura de Cabo Verde. Entre 2007 e 2012, editou o blogue “Towards Cabo Verde”, o primeiro website polaco dedicado a África (www.afryka.org). Em conjunto com Costanova, trabalha atualmente em novas canções para o seu segundo álbum, incluindo “Lembrança de Cize”, um poema de Rui Vera-Cruz.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project