LEITURA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Livro "Tiago, uma vida" em homenagem à antiga glória do futebol praiense 16 Julho 2021

O livro “Tiago, uma vida”, organizado pelos filhos, Umai, Yara, Tiago e Fábio, vai ser apresentado no dia 28 de Julho na na Biblioteca Nacional, Cidade da Praia. A apresentação da obra estará a cargo de António Ludgero Correia e Domingos Júnior.

Livro

Segundo uma nota remetida ao Asemanaonline, o livro compõe-se de 70 testemunhos, de colegas, amigos, vizinhos e familiares que conheceram e conviveram com Tiago Pedro Amadeu, nascido na Achada Santo António, cidade da Praia.

Prefaciado pelo Padre António Ferreira (Pe. Ima) e posfácio de José Maria Semedo, docente e investigador, a publicação deste livro, de 140 páginas, insere-se nos modestos esforços da organização para perpetuar o legado de Tiago Pedro Amadeu. "É uma singela e digna homenagem a um homem simples, cujo legado nos serve de repositório consultivo e orientador de valores e condutas irrepreensíveis na vivência humana", salienta a organização.

Ainda de acordo com a mesma fonte, durante o seu trajeto, Tiago esteve sempre intimamente ligado à promoção e à afirmação do desporto cabo-verdiano, mais concretamente ao desporto-rei, o futebol. "Afirmou-se como uma das figuras sonantes e incontornáveis da época, tendo jogado nas principais equipas da capital cabo-verdiana, com destaque para o Boavista FC, o Sporting CP e a Associação Académica da Praia, nas décadas de 60 (final) e de 70 do século XX", lê-se no documento.

Do mesmo passo, destacou-se nos campeonatos de subúrbios, tendo alinhado na famosa equipa de Holanda, de Lém-Cachorro. "A talho de foice, os jogos de subúrbios deram a Cabo Verde e à cidade da Praia exímios futebolistas e Tiago era um deles, impondo-se pela velocidade, força e talento que todos lhe reconhecem", sublinha a nossa fonte.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project