INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

"Livro de Kamala Harris oferecido a crianças detidas na fronteira": ’Fake news’ que repórter alega NY Post obrigou a escrever 30 Abril 2021

Alvo de críticas pela inexatidão do artigo sobre "o livro de Kamala Harris entregue como presente de boas-vindas a crianças imigrantes desacompanhadas’, a jornalista Laura D. Italiano despediu-se do ’New York Post’ que acusou de a ter "obrigado a escrever a notícia incorreta".

O único exemplar do livro presente no abrigo de no abrigo de Long Beach, California, apurou-se, é o da foto e tinha sido oferecido por um anónimo durante uma recolha de donativos destinados aos menores alojados no abrigo da fronteira franco-mexicana.

A versão do NY Post — controlado pelo magnata de imprensa e pró-republicano Rupert Murdoch — publicada na sexta-feira e amplificada nos dias seguintes, foi alvo de verificação por outros media.

Entre os que contraditaram e apuraram "o que é o facto da notícia" está o Washington Post.

O diário da capital escreve: "O livro de Harris, ’Super-heróis estão em toda a parte’ não foi entregue a crianças como parte do ’kit de boas-vindas’ no abrigo de Long Beach, California. Um único exemplar do livro foi doado durante uma campanha de recolha de donativos", segundo funcionários do abrigo confirmaram ao Washington Post.

A Casa Branca confirmou também que "nunca comprou nem distribuiu exemplares do livro" da vice-presidente.

Republicanos vs. Democratas

O artigo publicado na sexta-feira, 23, teve grande destaque na primeira página da edição de sábado. No domingo estava no canal televisivo Fox News e os republicanos passaram a usá-lo com arma de arremesso contra os democratas.

Republicanos como o senador Tom Cotton e a líder do RNC Ronna McDaniel questionaram: "Então agora estão a distribuir o livro da vice-presidente às custas do contribuinte?"

Na segunda-feira, o artigo foi retirado do ar "por pouco tempo". Voltou a ser colocado em versão muito editada e com uma anotação editorial: "A versão original deste artigo indicava que crianças imigrantes estava a receber o livro de Harris num ’kit de boas-vindas’, mas atualizámos a informação para indicar que um único exemplar do livro foi doado a uma criança".

Fontes: NY Times/ NY Post/Washington Post. Fotos: Republicanos senador Tom Cotton e a líder do RNC Ronna Romney McDaniel.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    publicidade

    Newsletter

    Abonnement

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project