INTERNACIONAL

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Liz Truss teve segredos de Estado vazados por hackers russos 02 Novembro 2022

A ex-primeira-ministra do Reino Unido teve o seu telemóvel hackeado e os russos tiveram acesso a conversas confidenciais de e com parceiros internacionais, incluindo a entrega de armas aos ucranianos. Esta é a manchete dum diário britânico que está a repercutir hoje na webesfera.

Liz Truss teve segredos de Estado vazados por hackers russos

Liz Truss, então ministra dos Negócios Estrangeiros, e em plena campanha para ser primeira-ministra, teve o seu telemóvel pirateado alegadamente por ciberespiões ao serviço do Kremlin, o centro do Estado russo.

Criticada pelo seu partido e pela oposição. O veterano dos conservadores, Iain Duncan Smith, deixou uma advertência: "Os ministros deviam ter mais cuidado e não utilizar em caso algum os telemóveis pessoais. Eu próprio parto do princípio que o meu telemmóvel privado pode ter sido ciberespiado".

A oposição liderada pelos trabalhistas exige um inquérito a estes factos "inquietantes para a segurança nacional", no contexto especial da ontervenção britânica no apoio à Ucrânia, em especial com a entrega de armas dos parceiros internacionais.

Estas revelações estão a ser feitas pelo diário londrino The Mail on Sunday, que ouviu fontes junto dos serviços de informação. Estas afirmam que a Rússia está no topo duma lista de quatro países que podem ter cometido o crime: China, Irão e Coreia do Norte.

Um ano a descarregar mensagens do telemóvel privado

O telemóvel privado da então MNE esteve um ano debaixo da vigilância de ciberpiratas, segundo informações obtidas pelo Mail on Sunday junto de fontes oficiais que referem que, a partir do momento em que foi detetado o crime, esse telemóvel foi colocado "num confre secreto e inacessível à espionagem". Desde então está a ser "objeto de estudo científico".

As conversas entre Liz e Kwasi Kwarteng, o seu futuro ministro das Finanças, a criticarem BoJo podiam ter sido utilizadas para fazer chantagem, asseguraram dois peritos ouvidos pelo Mail on Sunday.

...
Fontes: The Times/The Mail on Sunday/ BBC/.... Relacionado: Reino Unido: Truss demite-se, libra sobe, perfilam-se sucessores — BoJo de volta?,
20.out.022; Reino Unido-3ªfª 6.9.’22, Liz Truss : Rainha confere posse à sua 15ª primeira-ministra, 06.set.022; "Reino Unido-3ªfª 6: Liz Truss : "Se for eleita primeira-ministra vou agir de imediato sobre as contas e o fornecimento de energia", 05.set.022. Foto: Em plena campanha para liderar os Tories e o governo, Liz Truss foi à televisão pública e prometeu reduzir o custo de vida e o custo da eletricidade para famílias e empresas.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade


  • Mediateca
    Cap-vert

    Uhau

    Uhau

    blogs

    Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project