NOTÍCIAS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Luís Brás Bernardino lança obra "As Forças Armadas Angolanas - Contributos para a Edificação do Estado" 14 Setembro 2019

Terá lugar na tarde do dia 16 deste mês, no auditório da UCCLA, em Lisboa, o lançamento da obra "As Forças Armadas Angolanas - Contributos para a Edificação do Estado" da autoria do Luís Brás Bernardino. Com a chancela do Mercado de Letras Editores, a apresentação pública da obra com 800 páginas estará a cargo de Armando Marques Guedes.

Luís Brás Bernardino lança obra

Segundo a organização do evento, este livro sobre as Forças Armadas Angolanas retrata a História de Angola, com particular destaque para uma luta constante pelo desenvolvimento e pela segurança de um povo. "Como o livro mostra claramente, foi uma luta em que as Forças Armadas se mantiveram firmes como o bastião da identidade nacional e o pilar central do povo e do Estado angolano".

Este livro é o resultado de uma tese de doutoramento única em Relações Internacionais, apresentada e defendida em Portugal. Torna-se assim, numa "investigação histórica e analítica" do papel das Forças Armadas Angolanas, como instrumento da política externa do país.

Para Mário Pinto Andrade, esta obra reveste-se de um valor acrescido, porque Luís Bernardino incide a sua reflexão sobre os aspectos relativos às Arquitecturas de Paz e Segurança em África e com preponderância para as regiões onde Angola se encontra inserida. "Na verdade, este livro destaca o papel que as Forças Armadas Angolanas devem e podem desempenhar no âmbito das arquitecturas de defesa e segurança projectadas em conformidade com os interesses e os desafios dos Estados da África Central e Austral", salienta.

Já o General Salviano de Jesus Sequeira e Ministro da Defesa de Angola considera que o livro como tal, constituindo uma boa referência para todos os que se preocupam com Angola e a sua segurança e, especialmente, para os académicos angolanos, quer em Ciência Política, relações Internacionais, História, Estratégia, Geopolítica e Geoestratégia e outras disciplinas que facilitam a compreensão da política externa. "É, além disso, um contributo essencial para um trabalho futuro de aprofundamento, pois a História de Angola constrói-se em cada dia", sublinha.

Biografia de Luís Brás Bernardino

Tenente-Coronel de Infantaria do Exército Português, licenciado em Ciências Militares pela Academia Militar de Lisboa, serviu ao longo dos 32 anos da sua carreira militar em diversas unidades e estabelecimentos militares, tendo desempenhado missões em Timor-Leste, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Somália e Mali. Atualmente encontra-se colocado na NATO Joint Force Command Brunssum, na Holanda.

Habilitado com o Curso de Estado-Maior, é Mestre de Estratégia e Doutorado em Relações Internacionais pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. É investigador no Centro de Estudos Internacionais no Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IUL).

Celso Lobo

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade





Mediateca
Cap-vert

Uhau

Uhau

blogs

publicidade

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project