REGISTOS

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Luisa Damião eleita nova vice-presidente do MPLA 10 Setembro 2018

O Comité Central do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), partido no poder em Angola, elegeu como vice-presidente do partido, Luísa Damião e, como secretário-geral, Álvaro de Boavida Neto.

Luisa Damião eleita nova vice-presidente do MPLA

Segundo a Lusa, Luísa Pedro Damião, deputada à Assembleia Nacional, que substitui no cargo João Lourenço, eleito novo presidente do MPLA, foi a mais votada na corrida com Carolina Cerqueira.

Já Álvaro de Boavida Neto, primeiro secretário e governador da província angolana do Bié, que concorreu com Ernesto Muangala, primeiro secretário do partido na província da Lunda Norte, substituiu António Paulo Kassoma.

Conforme descreve a Angop, a nova vice-presidente do MPLA foi eleita com 229 votos, correspondentes a 66,76 por centos de um total de 348 membros do Comité Central presentes.

No referido pleito, Luísa Damião superou Carolina Cerqueira, também membro do Comité Central e do Bureau Político do MPLA, que obteve 102 votos, que correspondem a 29,74 porcentos.

Na capital angolana, Luanda, os membros do Comité Central elegeram ainda Boavida Neto como secretário-geral da formação política que governa Angola desde 11 de Novembro de 1975, altura em que foi proclamada a independência nacional, por António Agostinho Neto.

Boavida Neto teve 257 votos, correspondentes a 73,85 porcento de votos, superando o primeiro secretário provincial do MPLA na Lunda Norte, Ernesto Muangala, que obteve 84 votos, num total de 24,14 porcentos.

Durante a sessão, foram ainda eleitos os membros da Comissão de Disciplina e Auditoria do Comité Central do MPLA que terá como coordenadora, Ana Paula Inês Dala, e coordenador-adjunto, João Sebastião Teta.

Luísa Pedro Francisco Damião é jornalista de profissão e deputada do MPLA pelo Círculo Eleitoral Nacional desde 2012. Preside, actualmente, ao Grupo de Mulheres Parlamentares.

Foi, igualmente, secretária nacional para informação e novas tecnologias da Organização das Mulheres Angolanas (OMA). É mestra em Ciências da Comunicação e já trabalhou como jornalista, psico-pedagoga e comunicóloga.

De 2002 a 2007, foi conselheira de imprensa da Embaixada de Angola em Cuba. Entre 2007 e 2009, foi directora de informação da Agência Angola Press (ANGOP) e, posteriormente, administradora para informação.

Álvaro Manuel de Boavida Neto, filho de Álvaro Manuel de Boavida Júnior e de Maria de Fátima da Costa Fernandes Boavida, natural de Huambo, nascido aos 18 de Agosto de 1959, de estado civil casado, já desempenhou as funções de governador da província do Namibe.

Actualmente desempenha as funções de governador e primeiro secretário provincial do MPLA no Bié. É técnico superior na especialidade de pedagogia.

Durante o VI congresso extraordinário, que teve lugar igualmente neste sábado, na capital angolana, João Lourenço foi eleito como presidente do MPLA com 98.59 por centos, de um universo de 2 mil e 448 delegados.

O conclave decorreu sob o lema “Com a força do passado e do presente, construamos um futuro melhor”.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project