LUSOFONIA

A SEMANA : Primeiro diário caboverdiano em linha

Lula recorre ao STF e ao TSE para manter candidatura a presidente da República 06 Setembro 2018

Após o chumbo no sábado, novo recurso foi entregue ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Supremo Tribunal Federal (STF), para manter Lula como candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à presidência do Brasil. E coincide com um cenário político-eleitoral favorável que ’nem o mais otimista dos petistas, nem o mais arguto e visionário analista político’ imaginaria. Cresceu, pois, o voto no candidato que vier a ser apoiado por Lula. E cresceu ainda mais que o próprio.

Lula recorre ao STF e ao TSE para manter candidatura a presidente da República

O recurso ao TSE insiste na recomendação do comité de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) para que Lula dispute a eleição presidencial.

A tese da defesa, com cerca de 180 páginas, será analisada primeiro pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber. A magistrada decidirá se há matéria constitucional a ser esclarecida. Se sim, deve encaminhar o recurso de Lula ao Supremo (STF), onde a plausibilidade será de novo analisada por um relator, a ser sorteado entre sete dos 11 ministros do STF. Seguirá enfim para discussão em plenário.
.
Recurso ao STF para que Lula dispute as eleições

No recurso ao STF, a defesa pede que sejam suspensos os efeitos da condenação contra o ex-presidente, para que ele possa manter-se como candidato.

O argumento é o de que o processo ainda não transitou em julgado, isto é, ainda pode ser alvo de novas discussões em instâncias superiores, como o Superior Tribunal de Justiça (STJ) e o próprio Supremo.

Fontes: Agência Brasil. Foto: ’Mecanismo’, série de TV realizada por José Padilha, retrata Lula como corrupto.

Os artigos mais recentes

100% Prático

publicidade



Mediateca
Cap-vert

blogs

Newsletter

Abonnement

Copyright 2018 ASemana Online | Crédito: AK-Project